Após 12 rodadas, o Botafogo deixou – pelo menos momentaneamente – a zona de classificação para a Copa Libertadores da América. Com um jogo a menos, o Glorioso foi ultrapassado na tabela pelo Vasco, que venceu o Cruzeiro por 1 a 0 neste domingo, no Mineirão, e foi a 53 pontos – o Botafogo tem 52.

Em oitavo, o Botafogo retorna ao G-7 ainda nesta rodada com um empate com o Palmeiras, nesta segunda-feira, às 20h, no Allianz Parque – chegaria aos mesmos 37 pontos, mas com saldo de gols maior (+5 contra -8). O Bahia, que tem 49, também pode ultrapassar o Botafogo em caso de vitória sobre a Chapecoense por dois gols de diferença neste domingo, em Salvador.

Na última rodada, o Vasco recebe a Ponte Preta, que já está rebaixada, em São Januário, enquanto o Botafogo recebe o Cruzeiro, que não tem mais o que fazer no Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos.

Fator Grêmio

O Grêmio decide a Libertadores na próxima quarta-feira contra o Lanús, na Argentina, e se for campeão abre mais uma vaga pelo Brasileiro – para o oitavo colocado, hoje o Botafogo. O Tricolor Gaúcho tem a vantagem após vencer o primeiro jogo, em Porto Alegre, por 1 a 0. Além disso, se o Flamengo ganhar a Sul-Americana, que encontra-se na fase semifinal, o nono colocado também vai para a Libertadores.

Fonte: Redação FogãoNET