O centenário do jornalista e técnico João Saldanha, falecido em 1990, será celebrado nesta segunda-feira (3) e a semana que marca a data histórica terá uma série de comemorações. No dia dos 100 anos do “João Sem Medo”, a Editora LivrosdeFutebol lança “As 100 melhores crônicas – comentadas – de João Saldanha”, de Alexandre Mesquita. O lançamento é no restaurante Nanquim, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. O evento será aberto ao público e terá ainda um debate com os jornalistas Marcio Guedes, Lucio de Castro e Eraldo Leite, às 19h.

O livro reúne crônicas do jornalista em jornais como “Última Hora”, “O Globo”, “Jornal do Brasil” e a revista “Placar”.Há ainda prefácios de Juca Kfouri e Tostão e um posfácio, do professor e ensaísta Ivan Cavalcanti Proença. O lançamento faz parte do projeto “João Saldanha: cem anos, sem medo”, que terá continuidade na terça-feira, com um dia de debates e palestras sobre Saldanha, na Associação Brasileira de Imprensa, no Centro do Rio.

No sábado (8), haverá uma roda de samba em homenagem a João Saldanha, às 12h, na Livraria Folha Seca (Rua do Ouvidor, 37, Centro), comandada por Rodrigo Carvalho e pelo grupo Manga Rosa. O evento terá ainda a presença de ex-jogadores do Botafogo, jornalistas esportivos produtores do livro, que também será vendido e autografado.

Fonte: FutRio