Novas mudanças à vista no regulamento da Libertadores? De acordo com o diário Record, do México, os clubes da liga local poderão desistir de participar da competição internacional na próxima temporada. Dessa forma, três vagas ficariam disponíveis para equipes de outros países.

“O presidente da Liga MX, Enrique Bonilla, se reuniu com o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, para chegar a um acordo sobre a participação do México no torneio; as negociações falharam já que o órgão sul-americano não aceitou mudar o calendário”, afirma a reportagem publicada nesta quinta-feira.

O desentendimento com a Liga MX se iniciou quando a Conmebol anunciou mudanças no regulamento do torneio, que passará a ser disputado entre janeiro e dezembro em 2017. A alteração geraria conflito de datas com a Liga dos Campeões da Concacaf, campeonato também disputado pelos times mexicanos.

Segundo o site, o anúncio oficial da desistência ocorrerá em breve. No entanto, de acodo com o site, ainda há a possibilidade de reversão na decisão – “ainda que esta luz no fim do túnel esteja distante”.

O México tem vagas garantidas na Libertadores desde 1998. Nesse período, três equipes chegaram à final (Cruz Azul em 2001, Chivas em 2010 e Tigres em 2015), mas nenhuma foi campeã.

Fonte: Superesportes