A última rodada da seletiva do Campeonato Carioca, prevista para acontecer integralmente na próxima terça-feira (24), vai exigir coração forte dos torcedores das equipes envolvidas. Após os três jogos de sábado, a Portuguesa garantiu-se como primeira classificada à etapa principal, enquanto o Bonsucesso é o único que já se encontra sem chances. Nova Iguaçu, Cabofriense, Campos e Tigres do Brasil lutarão pelo segundo lugar.
NOTA DA REDAÇÃO FN: o segundo colocado será o adversário do Botafogo no sábado, às 17h, no Estádio Nilton Santos.

Na atual configuração, o Nova Iguaçu é quem fecha o G-2. O time da Baixada Fluminense, no entanto, voltou a decepcionar, ao permitir que a Cabofriense virasse a partida no Laranjão, vencendo por 3 a 2, com gols aos 41 e 48 minutos do segundo tempo. O Tricolor Praiano saltou para terceiro, igualou os iguaçuanos no número de pontos, cinco ao todo, mas leva a pior no saldo de gols (1 a 0 para o Nova Iguaçu).

Derrotado pela Lusa, o Campos caiu para a quarta colocação, mas como também possui cinco pontos ganhos, ainda reúne boas chances de fechar a preliminar do Estadual entre os dois melhores. Fechando o pelotão dos sonhadores, o Tigres do Brasil, que venceu pela primeira vez em 2017 ao bater o Bonsucesso, soma quatro pontos e segue sonhando, mas tem missão um pouco mais complicada que a dos rivais diretos. O Cesso, na lanterna, é o único já eliminado e confirmado no Grupo X – etapa do Carioca que apontará os dois rebaixados.

Emoção em dose tripla na última rodada

Todos os três jogos previstos para a rodada de encerramento da seletiva podem influenciar na definição do último classificado. Quem parece ter a missão menos complicada é o Nova Iguaçu, que vai enfrentar o eliminado Bonsucesso, na Rua Bariri. Só vencer, no entanto, não é garantia de sucesso, já que Cabofriense e Campos, com pontuação idêntica, podem conseguir ultrapassar o time da Baixada com vitórias por placares elásticos.

A Cabofriense também terá pela frente um time que não tem mais aspirações na etapa de abertura do Carioca: a Portuguesa. Líder e já classificada, a Lusa vai apenas cumprir o protocolo no Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, onde o Tricolor Praiano vem mandando seus jogos. Já no Norte Fluminense, em Cardoso Moreira, o Campos receberá o Tigres, no único confronto onde ambos os lados estarão almejando o avanço.

Vale ressaltar que o clube que se garantir na segunda colocação se junta a Portuguesa e vai participar da “festa de gala” do Estadual, ao lado dos 10 times previamente garantidos com base na tabela de 2016. Os quatro que sobrarem na seletiva vão ser obrigados a viver o drama da luta contra a degola, jogando em ida e volta no “Grupo da Morte”, que definirá os dois que caem para a Série B1 do Rio de Janeiro.

A última rodada da seletiva (terça, dia 24 – 16h30)

Campos x Tigres do Brasil – Ferreirão
Cabofriense x Portuguesa – Eduardo Guinle
Bonsucesso x Nova Iguaçu – Rua Bariri

Fonte: Futrio