Cruzeiro supera as chances de cair do Fluminense depois do empate em 0 a 0 com o já rebaixado Avaí. Segundo números do site “FiveThirtyEight”, a probabilidade dos mineiros é de 32%, enquanto os cariocas, que hoje abrem o Z-4, têm 26%.

As projeções do site parceiro da ESPN e especializado em cálculos de probabilidade colocam Cruzeiro, Botafogo, Fluminense e Ceará, nessa ordem, como favoritos à última vaga na zona de descenso, enquanto CSA e Chapecoense só se salvariam por “milagres”.

Parceiro da ESPN, o site FiveThirtyEight traz uma série de análises políticas, sociais, culturais e esportivas, sempre baseadas em estatísticas e dados matemáticos.

Em futebol, o destaque fica para as previsões, baseadas em uma série de combinações matemáticas (clique para entender a metodologia, em inglês), atualizadas ao fim de cada partida.

No Brasileirão, é possível acompanhar classificação atual, projeções para o fim do campeonato e, na aba “jogos”, as expectativas de cada partida.

A Chapecoense tem 25 pontos, na 19ª colocação, enquanto o CSA, 29, na 18ª. O Cruzeiro, primeiro time fora do Z-4 hoje, tem 36, 11 e 7, respectivamente, a mais que a dupla.

Com mais 15 pontos em disputas nas rodadas finais da Série A, o Cruzeiro aparece com 32% de chances de cair; o Botafogo, 24%; o Fluminense, 26%; e o Ceará, 19%.

Bahia, Vasco, Atlético-MG, Goiás e Fortaleza ainda têm chances matemáticas de rebaixamento, mas a chance é inferior a 1%.

Fonte: ESPN.com.br