Advogado vê Fluminense e Botafogo respaldados por justificativas sobre Carioca: ‘Não deveriam ser punidos’

eduardo carlezzo
Reprodução/SporTV

Federações e clubes pelo país discutem o retorno do futebol brasileiro nos próximos dias. No Rio de Janeiro, algumas equipes já voltaram a treinar, e a Ferj tem um protocolo para a volta do Campeonato Carioca. Botafogo e Fluminense, porém, são clubes que se mantém contra o retorno por agora. No Troca de Passes deste sábado, o advogado especialista em direito esportivo, Eduardo Carlezzo, afirmou que as equipes estão respaldadas por justificativas.

“A pandemia não chegou ao seu pico, hospitais lotados, cidades em caos como o Rio de Janeiro, esses clubes têm todas as justificativas para se defenderem e não deveriam ser punidos”.

Eduardo Carlezzo

– Podemos ter atletas que entendam que ir a campo nesse momento não é o melhor para sua saúde. Terá que se buscar o equilíbrio entre clubes, federações e atletas. Se houver situações de atletas que se recusarem a entrar em campo, sendo que federações e clubes não deram as condições sanitárias para esses atletas, entendo que eles não podem ser punidos. O que vemos em países europeus é um retorno todo calculado, uma coisa que não vejo nesse momento no Brasil.

Bolsas, mochilas e carteiras para torcedores do Botafogo na loja do FogãoNET/Estilo Piti

O advogado comentou ainda os problemas financeiros enfrentados por muitos clubes no futebol brasileiro, que vão ser agravados pela pandemia. Para Eduardo Carlezzo, o clube-empresa é o caminho mais seguro para a recuperação financeira dessas instituições.

– O momento é muito grave. O endividamento subiu 15% desde 2009. Temos uma situação caótica nas finanças dos clubes e que vai piorar. Esse é o momento para discutirmos sobre a estrutura dos clubes de futebol no Brasil. O modelo de associação que temos hoje é arcaico, corporativista e que leva à inadimplência e favorecimento de alguns. É fundamental que o Senado aprove o projeto de clube-empresa. Vai faltar dinheiro no futebol brasileiro e a única fonte para alavancar capital hoje é com a ajuda de investidores.

Fonte: SporTV.com

Comentários