A temporada não tem sido boa para o Botafogo. Após eliminações precoces na Copa Libertadores e Campeonato Carioca, o time não iniciou bem o Brasileiro e já acumula quatro derrotas em seis jogos e uma única vitória até o momento. A fase é tão ruim que o técnico Vagner Mancini só pensa em uma coisa: no recesso que a competição terá para a disputa da Copa do Mundo.

A torcida não considera o elenco forte e o treinador compartilha dessa opinião, como já deixou claro em diversas oportunidades. Os reforços já foram pedidos e mesmo sem ter grandes nomes no mercado, o Botafogo deverá conseguir fazer algumas contratações no período. Mas não é apenas no mercado da bola que o Alvinegro espera agir.

Desde que chegou ao Botafogo, em meados de Abril, o treinador identificou que a preparação física não estava de acordo com suas necessidades. Segundo Mancini, isso ocorreu por que a antiga comissão técnica tinha outra filosofia de trabalho, baseado numa estrutura de jogo completamente diferente da que ele é adepto.

Após a saída de Ricardo Henriques, o responsável pela preparação física do time é Alex Rittes, que já estava no clube há algum tempo. Mancini tem em Moraci Sant’ana, seu homem de confiança para o cargo, mas teve que esperar o profissional encerrar seu contrato com um time dos Emirados Árabes para fechar com o Botafogo, o que acontecerá ainda nessa semana.

Com a chegada do ex-preparador físico da seleção brasileira, o treinador espera que o elenco consiga atingir o nível de condicionamento físico que ele considera ideal. Ele até elogia seus comandados e diz que já houve uma melhora, mas que ainda falta algo a mais e espera que isso aconteça durante o recesso para a Copa do Mundo.

“Não vejo a hora da parada para a Copa acontecer. É claro que temos jogos importantes até lá, mas essa parada será fundamental para realinhar a equipe que vinha de uma outra filosofia de jogo. Os atletas estão dando conta, mas não é o suficiente ainda. Essa parada será maravilhosa e muito importante no aspecto físico e tático, para a equipe crescer durante a competição”, afirmou Manici após a derrota para o Grêmio.

Até a parada para a Copa do Mundo, o Botafogo ainda terá mais três jogos. O primeiro será neste domingo, quando medirá forças com o Vitória, no Moacyrzão, em Macaé. Palmeiras e Corinthians, ambos em São Paulo, encerram a participação do Alvinegro antes do recesso. O time de General Severiano é o 17º colocado no Brasileiro, com apenas 4 pontos.

Fonte: UOL