O técnico Jair Ventura, que se destacou no comando do Botafogo nos últimos anos, ainda não foi anunciado como novo treinador do Santos, mas já trabalha com os dirigentes santistas há mais de uma semana, segundo apurou o UOL Esporte. O treinador, inclusive, opinou sobre a situação de Ricardo Oliveira e já indicou um substituto para a posição: Hernán Barcos.

A decisão de que a permanência de Ricardo Oliveira só aconteceria se ele aceitasse contrato por uma temporada ocorreu após uma conversa entre o presidente eleito José Carlos Peres, o novo diretor executivo do clube, Gustavo Vieira, e Jair Ventura.

Os três, em consenso, avaliaram que o contrato de dois anos pedido pelo centroavante de 37 anos seria um risco para o clube paulista. O Atlético-MG aceitou a condição do estafe do veterano e ficou com Ricardo Oliveira até o fim de 2019.

Já a possível chegada de Barcos foi uma indicação de Jair Ventura. O técnico, aliás, já havia indicado o argentino para o Botafogo. Ele pretendia contratar o centroavante para o lugar de Roger, negociado com o Internacional. Como está apalavrado com o Santos, o treinador agora sonha com o argentino para o lugar de Ricardo Oliveira na Vila Belmiro.

Barcos tem contrato com a LDU, do Equador, até o próximo dia 31. A cúpula santista já iniciou conversas com o estafe do atleta e já soube o quanto terá que investir para contratar o ex-atacante de Palmeiras e Grêmio no Brasil. Somando salários e luvas, o clube paulista gastaria pouco mais de R$ 200 mil.

Barcos quase acertou com o Santos no início desta temporada. O presidente Modesto Roma chegou a viajar para a Argentina e negociou pessoalmente com o irmão e representante do jogador, David Barcos. No entanto, o clube paulista se recusou a assumir uma dívida do Vélez Sarsfield, da Argentina, ex-clube do jogador, para fechar a contratação.

O atacante argentino voltou a sua fase de artilheiro na LDU nesta temporada. Em 42 partidas, ele marcou 26 gols. No ano anterior, pelo Vélez, Barcos marcou apenas dois gols em onze jogos.

A diretoria santista mantém outros nomes em sigilo para substituir Ricardo Oliveira, caso a negociação com Barcos não se concretize. O clube paulista também procura no mercado um substituto para Lucas Lima, que fechou com o Palmeiras.

Fonte: UOL