Sem o técnico Ricardo Resende, diagnosticado com a Covid-19, o Botafogo conheceu a segunda derrota seguida no Campeonato Brasileiro Sub-20. Mesmo com um a mais desde o primeiro tempo, o Glorioso perdeu para o América-MG de virada por 3 a 2 nesta quarta-feira, em Belo Horizonte, e deixou o G-8 da competição, a três rodadas do fim.
O América-MG começou um pouco melhor e teve ótima chance de abrir o placar com Carlos Alberto. Porém, o Botafogo conseguiu marcar primeiro: aos 13 minutos, Juninho fez ótimo lançamento de três dedos, Ênio driblou o goleiro e fez 1 a 0.
Em vantagem no placar, o Botafogo ficou em vantagem também em campo com a expulsão de Lucas Gabriel, do América, ainda aos 27 minutos. Com mais espaço, o Glorioso segui produzindo, mas desandou a perder gols e perdeu ótimas chances, com Juninho e Gabriel.
Mesmo com um a mais, o Botafogo foi castigado e tomou a virada com dois gols em sequência. Primeiro, Gustavinho marcou um golaço de falta, acertando o ângulo de Andrew, aos 40. No lance seguinte, Reydson fez pênalti em Diogo e Kawê converteu, virando para 2 a 1.
O Botafogo tentou reagir no segundo tempo, mas não conseguiu concluir com eficiência as boas jogadas que encaixou. O América-MG ficou mais precavido e, ainda assim, conseguiu fazer o terceiro gol: aos 17 minutos, Einstein recebeu após boa jogada pelo lado direito e fuzilou Andrew, colocando 3 a 1 no placar. O Botafogo só conseguiu marcar aos 44, com Marcos Vinicius: 3 a 2 foi o resultado final.
Com o resultado, o segundo negativo seguido, o Botafogo estacionou nos 24 pontos e deixou a zona de classificação para as quartas de final, atrás de Palmeiras e Grêmio nos critérios de desempate (número de vitórias). Faltam três jogos para o fim da fase classificatória, contra Sport e Bahia, em casa, e Palmeiras, fora.
Próximos jogos
O sub-20 do Botafogo volta a campo no domingo para começar a decidir o Campeonato Carioca diante do Vasco da Gama, às 15h, no CEFAT, em Várzea das Moças. O próximo compromisso pelo Brasileiro Sub-20 é na quarta que vem, contra o Sport, também no CEFAT.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 3 X 2 BOTAFOGO
Estádio: SESC Alterosas
Data-Hora: 3/12/2020 – 15h
Árbitro: Gabriel Murta Barbosa Maciel (MG)
Assistentes: Luiz Antonio Barbosa (MG) e Glaucia Faria Paula (MG)
Cartões amarelos: Lucas Gabriel, Matheus Santos, Diogo, Gustavinho e Carlos Alberto (AMG); Reydson e Romildo (BOT)
Cartões vermelhos: Lucas Gabriel 27’/1ºT (AMG)
Gols: Ênio 13’/1ºT (0-1), Gustavinho 40’/1ºT (1-1), Kawê 42’/1ºT (2-1), Einstein 17’/2ºT (3-1) e Marcos Vinicius 44’/2ºT (3-2)
AMÉRICA-MG: Pedro Nesi; Einstein, Matheus Santos, Rodolfo (Kevynho 30’/2ºT) e Vitor Hugo; Lucas Gabriel, Diogo (Mateus Henrique 15’/2ºT) e Gustavinho (João Gabriel 15’/2ºT); Kawê (Mário Victor 30’/2ºT), Carlos Alberto (Vitinho 15’/2ºT) e Goldeson (Felipe Siedekum 32’/1ºT) – Técnico: William Batista.
BOTAFOGO: Andrew; Vitor Marinho (Daniel Fagundes 40’/2ºT), Henrique, Wesley e Reydson (PV 9’/2ºT); Kayque (Wendel 22’/2ºT), Romildo (Rai 40’/2ºT) e Juninho (Marcos Vinicius 9’/2ºT); Gabriel (Marquinhos 22’/2ºT), Ênio e Rafael Navarro – Técnico: Vinicius Durante.