Louros para Oswaldo de Oliveira. O treinador, muito contestado pela torcida no ano passado, está provando porque tem um currículo tão vitorioso. O Botafogo acabou de completar seu melhor primeiro turno na história do Brasileirão por pontos corridos graças às apostas do comandante.

Foto: Divulgação
Desde que chegou, ele participou diretamente da contratação ou promoção de sete jogadores, que foram ou continuam sendo importantes na ótima temporada do Glorioso.
O primeiro reforço que Oswaldo fez questão de trazer com ele foi Fellype Gabriel, seu atleta no Kashima Antlers. Houve desconfiança, vencida pelas boas atuações do meia, que virou curinga e teve o seu melhor momento na carreira na conquista do Carioca deste ano. Acabou vendido ao futebol árabe.
Atento à base, o técnico subiu Dória, Gabriel e Vitinho na temporada passada. Os dois primeiros são titulares fundamentais em sua equipe e o terceiro, depois de rápida ascensão, foi negociado com o CSKA Moscou.
Na última rodada, diante do Criciúma, o comandante ousou ao escolher o garoto Octávio, de 19 anos, para substituir Seedorf. E ele marcou o primeiro gol da vitória.
Mesmo vendo seu time “sobrar” no Carioca, Oswaldo de Oliveira conseguiu achar reforços em equipes de menor investimento e pediu suas contratações. Os atacantes Elias e Hyuri vieram de Resende e Audax, respectivamente, e foram os heróis nos últimos dois triunfos. Com golaços, garantiram seis pontos em duas partidas.
‘RAFAEL MARQUES É O MELHOR
O caso de Rafael Marques merece destaque. Desconhecido no Brasil, o atacante cansou de jogar bem contra o treinador no Japão. Oswaldo não mediu esforços para trazê-lo. O clube conseguiu repatriá-lo, mas nos seis primeiros meses ele não marcou nenhum gol. Críticas pesadas tanto para o jogador quanto para o treinador.
Firme, o comandante manteve a confiança no camisa 20 e esperou o momento certo para relançá-lo no time. E deu certo. Rafael é o artilheiro do time na temporada e segundo Oswaldo, tem sido o melhor de sua equipe.
“O Rafael Marques é disparado o melhor do Botafogo neste turno e um dos melhores no Brasileiro. O Seedorf é craque, mas Rafael tem sido mais efetivo”, disse o técnico.