A cerca de duas horas para o início do clássico entre Botafogo e Flamengo no Engenhão, uma notícia surpreendeu: o duelo deste domingo pode não ocorrer devido à falta de policiamento.

No momento, há apenas 60 homes entre membro do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) e de outros batalhões.

A situação preocupante na unidade do Gepe, em Deodoro, onde entre 70 e 80 não conseguem ir ao estádio por conta do bloqueio feito por familiares dos policiais em meio a uma paralisação da Polícia Militar.

De acordo com o site Lance!, o Botafogo não deseja jogar caso o efeito não aumente.

“Eu acabei de chegar no estádio e já tinha sido informado há 15 minutos atrás que não existe policiamento na área externa do estádio. A única guarda que teria aqui é a Policia Civil, mas a PM não tem ninguém do lado de fora. E o GEPE estaria dentro do estádio com cerca de cinquenta e poucos homens, metade do que usam num jogo. O que preocupa muito ao Botafogo são as consequências que podem advir na realização de um jogo, com um público de cerca de 20 mil pessoas, um clássico do Campeonato Carioca normalmente é considerado um jogo de risco elevado para a segurança pública. Não preocupa ao Botafogo não haver data para realização de um jogo”, afirmou o vice executivo do clube, Fernando Santos, ao portal.

“Ao Botafogo preocupa a segurança das pessoas que veem ao estádio. A responsabilidade é do delegado do jogo que é da FERJ. Quanto mais tarde for tomada essa decisão, se não tiver sendo tomada com bases muito sólidas, que a PM esteja chegando daqui a 10 minutos, normalmente a PM chega meia hora, uma hora antes da abertura dos portões, os portões já estão abertos. Quanto mais tarde será pior, nesse momento você fecha, tira essas pessoas, informa, divulga que não vai haver jogo”, disse.

Ainda segundo o Lance!, houve confusão entre torcedores das duas equipes perto do estádio.

O clássico está marcado para as 19h30 (de Brasília) deste domingo e é válido pela quarta rodada do grupo A do Campeonato Carioca.

Fonte: ESPN.com.br e Lancenet!