O Botafogo teve um ano de muitas conquistas no sub-20 e o técnico Eduardo Barroca, depois de ceder muitos atletas para o profissional, agora terá uma equipe um pouco mais jovem para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O comandante alvinegro, apesar do fato, vê o time bastante preparado em busca do primeiro título do clube. A base da equipe que encerrou o ano é o que sustentará o time, segundo ele.

– A equipe que disputará a Copa São Paulo foi a que disputou a Copa RS e que foi vice-campeão, perdendo a final para o São Paulo. É uma equipe mais jovem. A gente está em uma transição, já que sete jogadores do título Brasileiro ascenderam a equipe profissional. É uma transição e já nessa primeira competição com uma equipe mais jovem e a gente conseguiu ir para uma final para um campeonato internacional, ganhando bem de Palmeiras, Flamengo e Vitória – falou. Barroca mantém as projeções de um final de 2017 como aconteceu em 2016.

– Eu acho que esses jogadores, mesmo mais novos, eles têm um grande possibilidade de fazer um bom ano de 2017. E quem sabe no final do ano que vem a gente tenha uma nova safra para apresentar para a equipe profissional, como foi agora.

No ano que passou, o Glorioso no sub-20 venceu o Campeonato Carioca, diante do Flamengo, e também o Campeonato Brasileiro, contra o Corinthians, título inédito para o clube. Para a Copa São Paulo, o treinador quer que o grupo viva cada momento da competição, em busca do título, sem esquecer que o principal objetivo do Botafogo neste momento é a formação de jogadores.

– Acho que a gente tem que viver fase por fase. Temos que pensar primeiro jogar bem os três primeiros jogos, classificarmos e aí sim nos jogos eliminatórios, é onde você precisa ser mais competitivo, onde você precisa minimizar os erros, tem um percentual de aproveitamento na parte ofensiva muito maior. Nesse tipo de competição é muito importante viver passo a passo, fase a fase. É importante para esses meninos viverem a experiência de disputar competições dessa forma, já que vão encontrar isso no futebol profissional que é o nosso grande objetivo – falou.

O Botafogo está no Grupo 3 da competição. Ao lado de Alecrim (RN), Rio Preto (SP) e Sergipe (SE). A estreia do Alvinegro acontece às 21h, da próxima terça-feira, dia 3 de janeiro. A Rádio FutRio transmite ao vivo o confronto.

Fonte: FutRio.net