O Botafogo passou a maior parte do primeiro turno do Campeonato Brasileiro na zona de rebaixamento. Ricardo Gomes então trocou o clube pelo São Paulo e a opção do time carioca foi efetivar o auxiliar Jair Ventura. Passados nove jogos, foram seis vitórias e apenas três derrotas e os 18 pontos conquistados levaram o time a ficar mais perto do G-4, a zona de classificação para a Copa Libertadores, do que da temida área da degola.

Atualmente, o Botafogo está na décima posição com 38 pontos conquistados, oito a mais que o Cruzeiro, que abre a zona de rebaixamento, e sete a menos que o Santos, que fecha o G-4. A derrota no último sábado para o lanterna América-MG por 1 a 0, contudo, afastou um pouco o sonho da Libertadores. Apesar do tropeço, a ordem é evitar projeções e minimizar a pressão sobre os atletas.

“Eu sempre disse e continuo dizendo que a primeira meta do Botafogo é chegar a quarenta e cinco, quarenta e seis pontos, o chamado número que pode dar uma tranquilidade em termos de luta contra o rebaixamento. Depois a gente olha o que vai acontecer e se tem chance de brigar por alguma coisa”, avisou Jair Ventura, minimizando o efeito da derrota.

“A conquista de uma vaga na Copa Libertadores matematicamente é possível e queremos muito lutar por ela se for possível. Mas temos que pensar que a prioridade neste momento é ganhar o próximo jogo. Nós temos que pensar em melhorar a nossa pontuação, chegar a um número tranquilo, inclusive. Depois vamos buscar ainda mais pontos se der tempo. Todos querem jogar a próxima Copa Libertadores, mas temos que ter menos pressão e saber que o trabalho vem sendo bem feito”, disse o volante Dudu Cearense, um dos mais experientes do atual elenco.

O próximo compromisso do Botafogo no Campeonato Brasileiro, pela 28ª rodada, será no sábado, às 16h30 (de Brasília), na Arena Botafogo, no Rio de Janeiro. Para este compromisso, Jair Ventura não poderá contar com o volante Aírton, suspenso por ter sido advertido com o terceiro cartão amarelo contra o América.

Em compensação, o lateral-esquerdo Victor Luís, que cumpriu suspensão, volta a ficar à disposição. O meia Camilo, substituído contra o América por conta de desgaste muscular, deverá atuar. Nesta quarta-feira o elenco volta a treinar na parte da manhã.

Fonte: Gazeta Esportiva