O cofre vazio para contratações abre as portas para os atletas da base. Tem sido assim no Botafogo nos últimos anos. Nessa linha, existe a grande expectativa para o aproveitamento dos destaques do grupo que conquistou o Brasileiro sub-20 ao vencer o Corinthians, por 2 a 0, no Itaquerão, na terça-feira.

Na quarta-feira, os campeões foram recebidos por cerca de 100 torcedores na sede de General Severiano. À noite, após a eliminação da Copa do Brasil com a derrota de 1 a 0 para o Cruzeiro, o técnico Jair Ventura analisou a situação dos atletas que estão na fila para subir.

— Alguns já estão com a gente e nós abrimos mão para eles disputarem a competição nacional da base, pois o título seria muito importante para o clube. Mas temos que ir com calma, não podemos achar que todos estão preparados para subir. Nesse período, temos que trazer os jogadores para as posições em que há carência. Não tem como trazer um jovem para uma posição em que há três, quatro opções e ele não jogar. Isso queima etapa — disse Jair Ventura: — A situação é diferente quando estamos iniciando uma temporada. O planejamento mostra onde há carências, fica mais fácil.

Da equipe que venceu o Corinthians, três atletas já tiveram chance no time principal nesta temporada: o zagueiro Marcelo, de 20 anos, o volante Matheus Fernandes, de 18, e o lateral-direito Marcinho, de 20.

— A interação entre a base e o profissional é muito boa. Sempre conversamos para buscar o melhor para o time. Já vi alguns exemplos, até mesmo no Botafogo, em que o profisisonal parece uma coisa e a base outra. Mas isso acabou. Acompanho os jogos do sub-20 e sub-17 e fico muito feliz com o sucesso das equipes — conta Ventura.

Além de resolver em campo, as promessas da base também aliviam o caixa enfraquecido do clube. Nas últimas temporadas, o Alvinegro negociou vários atletas formados na base, como o zagueiro Dória e o atacante Vitinho. Em 2016, foi a vez de o atacante Ribamar trocar o Glorioso pelo Munique 1860 por 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 9 milhões).

Fonte: Extra Online