Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade .
Jogos

Campeonato Carioca

14/01/26 às 00:00 - A definir

Escudo Portuguesa
POR

X

Escudo Botafogo
BOT

Campeonato Brasileiro

07/12/25 às 16:00 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

4

X

2

Escudo Fortaleza
FOR
Ler a crônica

Campeonato Brasileiro

04/12/25 às 19:30 - Mineirão

Escudo Cruzeiro
CRU

2

X

2

Escudo Botafogo
BOT
Ler a crônica

Após sete meses de mágica, Botafogo sofre primeira grande decepção na temporada

Por: FogãoNET

Desde fevereiro, quando a épica campanha do Botafogo na pré-Libertadores começou e o Alvinegro, passo a passo, superou todas as expectativas, dois pensamentos ocupavam simultaneamente a cabeça do torcedor. O primeiro, positivo, era de euforia pelo momento histórico que o clube viva. O segundo, mais doloroso, era a dúvida de até quando ia durar. Após a eliminação na Copa do Brasil para o Flamengo, essa dúvida continua.

Se o Botafogo conseguir se recompor e ganhar a classificação contra o Grêmio na Copa Libertadores, o ano mágico continua. No entanto, para isso, o Alvinegro precisa voltar a atuar com a vontade que caracterizou a equipe na campanha até aqui do torneio sul-americano. Nos jogos contra o Flamengo – especialmente o de ida – esse “sangue nos olhos” ficou em falta. Após a primeira partida, o treinador e jogadores admitiram isso.

Tal fato é compreensível, visto que é difícil sustentar uma concentração emocional tão forte por meses e meses – e o Botafogo é, no Brasil, um dos que precisa sustenta-la há mais tempo, pois joga decisões desde fevereiro, quando disputou a pré-Libertadores. Nesse sentido, talvez fosse mais benéfico para o time se Libertadores e Copa do Brasil durassem até o meio do ano, como em temporadas passadas.

Apesar da frustração natural em momentos como esse, é possível ver um lado positivo para a derrota de quarta. Agora, a Libertadores é único campeonato que o Alvinegro tem chances reais de vencer este ano. Com isso, a motivação para as duas partidas contra o Grêmio aumenta exponencialmente. Tal fator será importantíssimo para o Alvinegro, já que, em termos técnicos, a equipe gaúcha, em tese, sai na frente.

O técnico Jair Ventura deixou isso claro já na sala de imprensa do Maracanã logo após a eliminação.

– Eu não costumo falar muito no vestiário depois de derrotas, mas como hoje foi decisão, já comecei a trabalhar com os jogadores. Na derrota, ou se faz terra arrasada e acaba o ano, ou você se une e fica mais forte. E nós temos a Libertadores ainda. Quando perguntei o que eles (os jogadores) queriam, todo mundo falou “vamos seguir”. Então já passou e a gente sempre tem que pensar no próximo momento.

A participação da torcida também será importante. Após todas as derrotas, existe uma divisão entre os torcedores: é preciso apoiar mais ou criticar? Quarta-feira, no setor alvinegro, essa discussão provocou até um início de briga, controlada rapidamente por policiais militares. Nas redes sociais do clube, os comentários se dividiam entre perfis criticando a postura do time quarta-feira e outros que incentivavam o clube na disputa da Libertadores. Como em todos os casamentos, o do Botafogo com sua torcida este ano teve um percalço. O lado bom é que se trata de algo certamente possível de se superar.

Comentários