Os moradores da cidade do Rio de Janeiro têm um grande jogo para acompanharem neste sábado, dia 14 de outubro, às 19h, horário de Brasília. Vasco e Botafogo jogam no Maracanã pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

Reencontro com a torcida

A partir deste jogo com os alvinegros, o Vasco da Gama volta a ter o apoio de seu torcedor quando o mando de campo for seu. Os cruzmaltinos vêm de uma vitória de 2 a 1 sobre o Avaí no meio da semana, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Com o triunfo, a equipe de São Januário chegou aos 36 pontos e ocupa a 9ª colocação da tabela, sendo 10 vitórias, 6 empates e 11 derrotas. Gols foram 28 a favor e 38 contra. O aproveitamento é de 44.4%

Nas cinco partidas mais recentes que fizeram como mandantes, os vascaínos tiveram um retrospecto de duas derrotas, dois empates e uma vitória. Para o próximo compromisso, o zagueiro Breno vai retornar de suspensão automática, enquanto que o atacante argentino Andrés Rio ficará de fora pelo mesmo motivo. Ele foi expulso contra os avaianos.

O treinador Zé Ricardo falou sobre o que espera deste clássico. “Esperamos que a nossa torcida lote o Maracanã. É um jogo fundamental para nós. Se trata de um clássico, uma partida que já possui vários ingredientes especiais. Depois de muito tempo, voltaremos a contar com o apoio da nossa torcida. Ver o Maracanã lotado é tudo que eu, a comissão técnica e os jogadores queremos. Sofremos bastante durante esse tempo todo que ficamos sem torcida, mas agora chegou o momento de reencontrá-la. De maneira bem direita, convoco nosso torcedor para lotar o estádio e nos apoiar”, analisou.

Fogão em alta

Mesmo depois da eliminação para o Grêmio nas quartas de final da Taça Libertadores da América, o Botafogo conseguiu manter o seu bom nível de atuação e busca uma vaga direta para a fase de grupos do torneio de clubes mais importante da América do Sul. Na rodada anterior, a Estrela Solitária derrotou de virada, por 2 a 1, a Chapecoense, no Estádio Nilton Santos, também no Rio de Janeiro.

O clube de General Severiano está no 6º lugar da tabela de classificação, tendo 43 pontos. São 12 vitórias, 7 empates e 8 derrotas, dando uma rendimento de 53%. Os botafoguenses marcaram 36 gols a favor e sofreram 29. Esta equipe tem um histórico de duas vitórias, uma derrota e dois empates nos cinco últimos compromissos como visitante.

Em entrevista coletiva, o treinador comentou sobre o jogo com o Vasco. “Sabemos como é um clássico, definido em detalhes. Quem errar menos vai vencer. O que importa é que o Botafogo está vivo, forte e é líder do returno. Mostramos que a derrota em casa para o Vitória foi situação fora da curva, que acontece, ninguém vai vencer todas. Vínhamos de quatro vitórias, uma hora ia perder. Jogamos para vencer, seja em casa ou fora, com 5, 6 ou 10 volantes. Para quem é só paixão não, acha que é obrigação vencer, mas quem trabalha aqui dentro sabe valorizar cada resultado”, disse o comandante.

Histórico de confrontos diretos

Em 280 partidas, o Vasco venceu 119 vezes, representando 42%, e o Botafogo triunfou em 74 oportunidades, o que dá 26%. Empates foram 87, sendo 31%. No duelo do primeiro turno, dia 21 de junho, vitória alvinegra de 3 a 1 no Nilton Santos.

Fonte: Torcedores.com