Além de aliviar a situação do Botafogo na luta contra o rebaixamento, a vitória contra o Flamengo, por 2 a 1, no último sábado, confirmou um bom desempenho do Alvinegro em clássicos no Campeonato Brasileiro deste ano. Cada um dos três rivais cariocas foi batido uma vez.

Nos seis jogos que fez contra seus rivais locais, o Botafogo venceu três, empatou um e sofreu duas derrotas. O retrospecto significa dez pontos conquistados em 18 disputados. Resultado que repete a mesma pontuação somada no ano passado em clássicos e só fica atrás de 2013, o melhor desempenho do Alvinegro em clássicos na história do Campeonato Brasileiro em pontos corridos.

Na ocasião, contando então com Seedorf, Lodeiro e o agora rubro-negro Vitinho no elenco, o Botafogo não perdeu nenhuma vez para Flamengo, Fluminense Vasco, somando 12 pontos nos jogos contra cariocas. O time terminou aquele Campeonato em quarto lugar, classificado para a Libertadores.

— Clássico você tem que deixar sua vida lá dentro para ganhar — comentou o chileno Leo Valencia ontem, depois de ter sido o melhor em campo na vitória do Botafogo, marcando um gol de falta e dando passe para Erik marcar o outro.

O meia também comentou sobre o momento do time. Para ele, o Botafogo tem que focar nos três pontos na partida de quinta, contra a Chapecoense.

— Acho que ainda não conseguimos sair do perigo do rebaixamento, mas foi uma vitória muito importante em casa. Estamos encarando cada jogo com uma final. Vamos para Chapecó pensando na terceira vitória seguida, que seria muito importante — disse Valencia.

Segundo o matemático Tristão Garcia, o Botafogo tem apenas 4% de ser rebaixado neste ano.

Fonte: Extra Online