Mais uma vez, a arbitragem e erros bobos foram fundamentais para o Botafogo perder um jogo no Campeonato Brasileiro. O time alvinegro foi derrotado por 2 a 1 pelo Internacional, neste sábado, no Beira-Rio, e continuou com 20 pontos na competição. A partida foi marcada por polêmica e confusões, como a não expulsão de Rodinei e o gol decisivo marcado por Yuri Alberto.
– Hoje precisa ter coragem, personalidade, atitude e compromisso com a instituição. Foi isso com conversei com os jogadores. É importante estar aqui do lado deles – pediu Eduardo Barroca antes do jogo.
O time do Botafogo atendeu em parte o pedido do treinador, entrando com outra postura, mais vibrante e competitivo que nas últimas rodadas. Assim, começou melhor, teve a bola e abriu o placar em gol de cabeça de Pedro Raul, aos 28 minutos, após cruzamento de José Welison.
Após o gol, porém, o Internacional se lançou ao ataque, quase empatou em chute de Edenilson na trave e igualou o placar aos 35, com Patrick, aproveitando rebote de finalização de Moisés que pegou na trave e em Diego Cavalieri.
O lance capital do primeiro tempo foi a não expulsão de Rodinei, que já tinha cartão amarelo e deveria receber o segundo ao evitar propositalmente com a mão um drible de Warley.
Mesmo assim, o Botafogo ainda teve mais uma boa chance, após tabela de Honda com Bruno Nazário, na qual o japonês poderia ter chutado, mas tentou o passe para Pedro Raul, cortado por Rodinei (aquele mesmo que deveria ter sido expulso).
No início do segundo, de novo Honda entrou tabelando e buscar cruzar, Marcelo Lomba pegou. Em outra troca de passes, o japonês tocou, Pedro Raul ajeitou e Bruno Nazário mandou mal, sobre o gol, aos 10.
Yuri Alberto quase marcou de cabeça aos 17. Então, a arbitragem apareceu de novo de forma grotesca. Era falta para o Botafogo, o árbitro estava de costas, Kevin tocou para trás não para cobrar, mas para outro bater. Yuri Alberto foi esperto e mandou para o gol, no que o juiz Caio Max Augusto Vieira logo invalidou. Contudo, ele foi rever no VAR, voltou atrás e validou o lance, aos 25.
O Botafogo tentou de várias formas o empate. Kevin recebeu na direita e cruzou, Matheus Babi quase chegou. Rhuan poderia ter boa chance, mas não dominou lançamento longo na área. Honda cobrou falta de longe, Lomba pegou.
Próximos jogos
O Botafogo volta a campo no sábado, dia 19, às 21h, para enfrentar o Coritiba, no Couto Pereira. Depois, joga em casa contra o Corinthians, no dia 27, às 16h, no Estádio Nilton Santos.
FICHA TÉCNICA:
INTERNACIONAL 2 x 1 BOTAFOGO
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data-Hora: 12/12/2020 – 19h
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Vinicius Melo de Lima (RN)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Renda e público: Portões fechados
Cartões amarelos: Rodinei e Edenílson (INT); Felipe Lucena, Diego Cavalieri, Rhuan, Bruno Nazário, Kanu e Victor Luis (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Pedro Raul, 28’/1ºT (0-1); Patrick, 35’/1ºT (1-1); Yuri Alberto, 22’/2ºT (2-1)
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Rodinei (Heitor, intervalo), Rodrigo Moledo, Cuesta e Moisés; Rodrigo Lindoso (Rodrigo Dourado, intervalo), Edenilson, Patrick (D’Alessandro, 26’/2ºT) e Marcos Guilherme (Caio Vidal, 15’/2ºT); Thiago Galhardo e Yuri Alberto (Peglow, 39’/2ºT). Técnico: Abel Braga.
BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Kevin, Kanu, Helerson e Victor Luis; José Welison (Matheus Babi, 31’/2ºT), Caio Alexandre e Honda; Bruno Nazário (Éber Bessa, 18’/2ºT), Warley (Rhuan, 31’/2ºT) e Pedro Raul (Kalou, 44’/2ºT). Técnico: Eduardo Barroca.