O sub-20 do Botafogo chegou perto de conquistar mais um título na categoria nesta temporada. No último domingo (18), a equipe alvinegra chegou à final da Copa Ipiranga RS, mesmo desfalcada de nomes importantes, mas perdeu nas penalidades máximas para o São Paulo.

Em 2016, a equipe sub-20 do Botafogo conquistou o Campeonato Carioca e o inédito título do Campeonato Brasileiro. Além disso, jogadores como Renan Gorne, artilheiro do time na temporada, Pachu, Matheus Fernandes, Yuri, Gustavo Bochecha, Marcelo e Marcinho foram promovidos ao time profissional no final deste ano.

Jogadores do Botafogo foram recebidos pela torcida após o título do Brasileiro (Foto: Vitor Silva/SS Press/Botafogo)
Time sub-20 foi recebidos pela torcida após o título do Brasileiro (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Essa evolução na base do Botafogo tem influência de Antônio Lopes, atual gerente de futebol do clube. O trabalho do dirigente com base é conhecida desde os tempos de treinador do Vasco. Quando ainda era técnico do rival, Lopes foi responsável por revelar nomes de peso. O Esporte Interativo fez um levantamento dos principais nomes lançados pelo dirigente no Cruz-maltino, como Hélton, Felipe, Mazinho, Edmundo e Romário.

No time profissional do Botafogo não é diferente. O goleiro Sidão, um dos destaques do time na temporada, foi contratado a pedido de Antônio Lopes, quando muitos queriam optar por Felipe, hoje no Boavista-RJ. Outro nome que foi escolhido a dedo pelo dirigente foi Alemão. Quando Luis Ricardo se machucou, Lopes viu no lateral direito, então do Bragantino, potencial para suprir a ausência do titular.

Antônio Lopes, diretor de futebol do Botafogo, conversa com Alemão, recém-contratado (Foto: Vitor Silva/SS Press/Botafogo)
Antônio Lopes foi o responsável por trazer Alemão (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Sem Sidão, que vai pegar a ponte aérea para vestir a camisa do São Paulo em 2017, Antônio Lopes não perdeu tempo e correu para contratar Gatito Fernández, destaque do Figueirense em 2016 para vestir a camisa do Botafogo para as duas próximas temporadas.

Fonte: Esporte Interativo