Ataque como filosofia e triangulações do início ao fim: conheça César Farías, alvo do Botafogo

0 comentários

Por FogãoNET

Compartilhe

César Farías, técnico da Bolívia, na mira do Botafogo
Reprodução/Tigo Sports

Sem técnico desde que demitiu Bruno Lazaroni, o Botafogo segue em busca de um novo comandante. E, ao que tudo indica, ele será sul-americano.

O nome da vez, e já confirmado pelo Botafogo, é do venezuelano César Farías, atual técnico da Bolívia.

O ESPN.com.br conversou com a jornalista boliviana Edsy Gisbert e teve acesso a um material exclusivo sobre a metodologia de trabalho do treinador e como suas equipes se comportam.

Instagram do FogãoNET (@fogaonet)

Campanhas de destaque

Em 2011, levou a Venezuela à sua melhor colocação da história na Copa América. Em um grupo com Brasil, Equador e Paraguai, terminou a primeira fase invicta após dois empates e uma vitória. A Viñotinto foi eliminada pelo Paraguai nas semifinais, nos pênaltis, após derrotar o Chile nas quartas.

No comando da seleção boliviana desde 2018, César Farías possui campanhas de destaque no The Strongest. Na temporada 2016-17, conquistou o Campeonato Boliviano sendo muito superior aos adversários. Nos 56 jogos da temporada, ganhou 33. No Campeonato Boliviano, perdeu somente uma partida, teve invencibilidade de 21 jogos, foi a melhor defesa e o segundo melhor ataque.

Já no ano seguinte, na Conmebol Libertadores, fez a melhor campanha da história do clube aurinegro na competição, caindo nas oitavas para o Lanús. Na fase de grupos, terminou na 2ª posição, atrás do Santos.

A campanha de destaque mais recente foi no torneio pré-olímpico, em janeiro de 2020. Dividindo o comando da seleção principal com a sub-23, César Farías ficou de fora das Olimpíadas de Tóquio para o Uruguai por apenas um gol de saldo.

Ataque como filosofia

Com acesso exclusivo ao material sobre a metodologia de jogo do treinador, César Farías tem o ataque como filosofia. O técnico tem como lema ser um grande atacador para se tornar um grande defensor. Para o treinador, as equipes sem caráter ofensivo não têm ambição e, consequentemente, não chegam longe.

O treinador também valoriza bastante a posse de bola. Com o controle do jogo, a equipe não sofrerá dano pelo adversário.

Triangulações do início ao fim

Além do desejo de sempre estar com a posse de bola, César Farías trabalha as suas equipes a partir de triangulações. Para o venezuelano, é importante iniciar e terminar as jogadas a partir de triângulos.

O jogo de posição também é importante para Farías. Não há espaço para um atleta tirar a bola do pé do outro. O espaço deve ser preservado e as triangulações sigam até o momento da finalização.

Na fase defensiva, quando não se tem a posse de bola, César Farías prioriza a redução de espaço e a rápida recomposição para recuperar a bola o mais rápido possível. Os atacantes pressionam os defensores visando os passes para trás, os meias pressionam o espaço auxiliando os atacantes, enquanto os zagueiros marcam homem a homem para que passes não sejam achados.

A Bolívia tem compromisso nos dias 12 e 17 de novembro pelas eliminatórias sul-americanas contra Equador e Paraguai, respectivamente. César Farías já teria dado sinal verde ao Glorioso por um acerto, mas, o acordo só seria fechado depois da rodada dupla das eliminatórias.

Fonte: ESPN Brasil

Notícias relacionadas