O que era ruim fica pior a cada rodada. Com a vitória do Atlético-GO sobre o Sport por 1 a 0 nesta segunda-feira, em Recife, o Botafogo viu a distância para sair da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro subir de quatro para cinco pontos.
O triunfo na Ilha do Retiro levou o Atlético-GO de 24 pontos para 27, assumindo assim a 12ª colocação. O Sport, por sua vez, caiu para 15º, com 25 pontos. O Botafogo é o penúltimo, com 20. A primeira equipe fora do Z-4 é o Ceará, com os mesmos 25 pontos dos pernambucanos.
Para piorar, o excesso de empates (11) faz o Botafogo precisar urgentemente melhorar o número de vitórias, que é o primeiro critério de desempate: são apenas três em 20 jogos. Para se ter uma ideia, o Ceará tem seis e o Sport, sete. O Vasco, que está no Z-4, tem seis vitórias – o dobro do Glorioso. Ou seja, na prática, essa distância para deixar a zona da degola seria de seis pontos.
O Botafogo é a equipe com o pior retrospecto recente na competição, com três derrotas seguidas. Curiosamente, no entanto, tem o mesmo número de jogos perdidos do líder do campeonato e próximo adversário – Atlético-MG, que tem 39 pontos.
Confira a classificação do Campeonato Brasileiro após 22 rodadas:
