Com limitações financeiras e uma folha salarial mais modesta, o Botafogo começou o Campeonato Brasileiro invicto e fazendo grandes jogos contra Atlético-MG e Flamengo, apontado com dois dos favoritos ao título. Responsável pela montagem do elenco e do time, o técnico Paulo Autuori considerou que o trabalho está evoluindo e, hoje, sente muito mais segurança na equipe alvinegra.
– Queremos o mínimo de equilíbrio. Hoje pedi uma quantificação de chegadas fortes ao ataque nesses dois jogos: foram nove contra o Atlético-MG e oito contra o Flamengo. É uma equipe que se propõe a ser mais eficiente. Considero que estamos começando de maneira razoável um campeonato que é muito difícil, sinto que está encorpando. Vamos entrar nos jogos seguintes muito mais seguros do que quando começamos – afirmou Autuori à Rádio Globo.
Na vitória sobre o Atlético-MG, por exemplo, Paulo Autuori surpreendeu a torcida ao escalar dois centroavantes de início – Pedro Raul e Matheus Babi – e explicou que sempre atua quatro atacantes.
– Vi algumas análises de que o Atlético-MG joga com quatro atacantes. Se parar pra ver, em todos os jogos tivemos o Luiz Fernando de um lado, o Luis Henrique ou o Rhuan do outro, o Bruno Nazário também é atacante, e o Babi ou o Pedro Raul. Os homens que jogam por fora podem compor o meio-de-campo, se tiver essa capacidade de fazer a função. Temos que abrir mão de alguma coisa, não dá para pensar que o Botafogo seja uma equipe equilibrada totalmente defensiva e ofensivamente, poucas equipes no mundo o são – explicou Autuori.