O Botafogo não é chamado de Glorioso por acaso. Nos anos 50 e 60 o clube era um dos principais do país e cedeu inúmeros jogadores para a Seleção. Neste período, o Alvinegro protagonizou partidas contra alguns gigantes europeus e fez alguns fregueses, confira.

Arsenal: O Glorioso enfrentou o Arsenal duas vezes, uma em 1949 e outra em 1951. No primeiro amistoso os dois empataram por 2 a 2. Já no segundo duelo o Botafogo foi superior e venceu por 2 a 0.

Barcelona: Os catalães tem histórico ruim contra o Alvinegro. Os clubes duelaram oito vezes com: quatro vitórias do Botafogo, três do Barcelona e um empate. Apesar do retrospecto equilibrado, o Barça perdeu duas decisões para o Glorioso. Garrincha e Gerson foram os principais carrascos.

Bayern de Munique: Com show de Ferreti o Botafogo bateu o Bayern em 1972 no único confronto dos dois na história. O Fogão goleou por 4 a 2 os alemães em partida válida pelo terceiro lugar do Torneio Ramón de Carranza. Na ocasião o Glorioso estava sem seu principal jogador, Jairzinho.

Benfica: O Benfica é outro clube freguês do Botafogo. Em três partidas, o Alvinegro levou a melhor em duas e perdeu uma.

Fonte: Torcedores.com