Tudo pronto para começar o Brasileirão Sub-20 de 2019! Confiante em uma boa campanha na competição nacional, o Alvinegro comandado pelo treinador Marcos Soares faz a sua estreia contra o Atlético-MG nessa quarta-feira (26/06), às 15h, no CEFAT, em Várzea das Moças. A partida não terá transmissão de TV.

– Vamos enfrentar um adversário difícil. O Atlético-MG é uma equipe muito tradicional, tem um time forte e que vem liderando o Campeonato Mineiro. Mas jogando na nossa casa, a gente pretende repetir o que estamos fazendo no Carioca pressionando-os no campo de defesa para recuperar a bola no campo ofensivo estando mais próximo do gol deles. E quando estivermos com a bola, precisamos jogar em posse, procurando infiltrações, buscando dar profundidade e amplitude ao mesmo tempo. Temos que ter atenção aos contra-ataques por conta da velocidade que eles possuem pelo lado e pela qualidade no meio-campo. Então, sabemos que vai ser um jogo complicado e de alto nível, o que a torna uma partida boa de se jogar. Confio no trabalho da nossa equipe para começarmos bem. – disse o treinador alvinegro.

A novidade na edição desse ano fica por conta da fórmula de disputa, que passa a ser mais longa e com todas as equipes jogando entre si em um turno único na primeira fase. Ao término dessa fase inicial, os oito times melhores colocados avançam para disputar quartas de final, e posteriormente, semifinais e final. Tal iniciativa visa aproximar as experiências vividas e o nível de exigência exigido ao que acontece no futebol profissional.

– Acredito que a CBF acertou em cheio ao criar um campeonato brasileiro mais longo e com grandes jogos, que se assemelha ao do profissional. Todas as equipes jogarão pelo menos 19 partidas com um alto nível de dificuldade, afinal estamos falando dos 20 maiores times Sub-20 do cenário nacional. Então, é uma situação que vai gerar um ganho importante na formação dos atletas. Eles Vão poder se acostumar a competir em excelência, disputando clássicos e viajando pelo país. Experiências como essas só tem a agregar na formação dos nossos jovens para que cheguem ainda mais preparados no futebol profissional. – avaliou Marcos.

O segundo semestre da equipe Sub-20 alvinegra promete ser bastante competitivo, com as disputas dos Campeonatos Carioca,  Brasileiro e do Torneio OPG de forma concomitante. Ciente do desafio dessa sequência puxada de partidas, Marcos Soares se mostrou motivado e dividiu as metas alvinegras em etapas.

– É um momento chave da temporada. Não podemos mais poupar jogadores ou balancear a equipe. Teremos grandes jogos todas as quartas e aos sábados, divididos entre o Carioca e o Brasileiro. E a nossa ideia é colocar o Botafogo sempre disputando no topo dessas competições, mas acredito que temos que trabalhar passo a passo para alcançarmos todas as nossas metas. Então, os nossos primeiros objetivos são: ficar entre os quatro melhores da Taça Rio para, posteriormente, buscar o título do returno e uma vaga na final estadual, e se manter sempre entre os oito melhores na classificação do Brasileiro para também avançar de fase e brigar por coisas maiores lá na frente. – projetou Marcos.

TABELA DOS JOGOS DO GLORIOSO ATÉ A QUINTA RODADA:

1ª rodada: 26/06 – 15h – Botafogo x Atlético-MG – CEFAT
2ª rodada: 03/07 – 15h – Palmeiras x Botafogo – A DEFINIR
3ª rodada: 10/07 – 15h – Vasco da Gama x Botafogo – São Januário
4ª rodada: 14/07 – 15h – Botafogo x Vitória – Nilton Santos
5ª rodada: 17/07 – 15h – América-MG x Botafogo – Estádio das Alterosas

* Todos os jogos estão sujeitos a alterações.
** A tabela detalhada das outras rodadas ainda será divulgada.

Fonte: Site oficial do Botafogo