O final de semana também é de estreia para a garotada Sub-15 alvinegra! Nesse sábado (30/03), o Botafogo enfrentará o AD Itaboraí às 9h, no CEFAT, em Várzea das Moças, em partida válida pela primeira rodada da Taça Guanabara (1º turno do Carioca).

Com uma geração de bastante talento e empenhada em trabalhar, o Alvinegro comandado pelo treinador Vinicius Nogueira nutre boas expectativas para o ano de 2019. Satisfeito após um período de pré-temporada produtivo, o técnico detalhou o trabalho feito com os meninos.

– A nossa preparação inicial foi muito boa no que diz respeito a implementação dos conteúdos para desenvolver a ideia de jogo da equipe. Cognitivamente é uma equipe que está um pouco à frente, os meninos têm muita facilidade de absorver o conteúdo. A gente também faz um trabalho de análise de desempenho, onde mostramos os vídeos para eles, conversamos e pedimos para refletirem sobre. Depois, a gente debate e faz troca. Acho que isso facilita também em um melhor entendimento de jogo. Nesse começo nós fizemos alguns amistosos e tivemos resultados bem positivos, porém mais importante do que os resultados foi o nosso rendimento, dentro do que entendemos que seja a melhor ideia de jogo para a categoria. Acredito que conseguimos assimilar muito rápido e por em prática isso durante esses amistoso para chegar bem nessa estreia. – enfatizou Vinicius.

Há quase 10 anos no Glorioso, Vinicius começou no clube de General Severiano como estagiário, foi auxiliar de preparação física e dirigiu as categorias Sub-13 e Sub-14, subindo a famosa escadinha até chegar ao comando do Sub-15. Orgulhoso pela valorização profissional recebida, o treinador vai reencontrar a equipe que comandou na temporada passada e classificou essa continuidade como valiosa.

– Eu acredito que essa continuidade com a equipe vai ser importante porque já existe uma relação entre o atleta e a comissão, o que facilita a assimilação do trabalho. Obviamente que o sub-15 é uma categoria diferente e temos que evoluir cada vez mais com a inserção de novos conteúdos para o desenvolvimento da ideia de jogo. Não esquecendo que devemos respeitar a fase maturacional dos atletas e o seu processo cognitivo para aperfeiçoar os conteúdos dentro da categoria. – falou o treinador.

Sobre o calendário de competições e a busca por um bom desempenho, o treinador se mostrou esperançoso no trabalho desenvolvido junto aos jovens para alcançar resultados positivos.

– A esperança é que tenhamos um bom rendimento em campo e façamos boas competições. Nós teremos o Campeonato Carioca, a Copa Nike e a Copa Brasil/Japão. Eu costumo cobrar muito dos atletas o rendimento, acho esse aspecto a gente controla. O resultado muitas vezes pode fugir um pouco do nosso alcance, porém acredito que com um bom rendimento você acaba tendo bons resultados, sendo a curto médio ou longo prazo. Vamos trabalhar para ter um Botafogo rendendo bem. – finalizou.

FÓRMULA DE DISPUTA DO CARIOCA SUB-15:

As equipes estão divididas em dois grupos (A e B). Na primeira fase (Taça Guanabara) os clubes se enfrentam dentro de seus grupos. Os quatro melhores de cada grupo avançam para às quartas de final e se enfrentam até chegar à final. No segundo turno (Taça Rio) as equipes enfrentam os adversários do outro grupo. Novamente, os quatro melhores de cada grupo avançam e se enfrentam até a decisão. Os campeões de cada turno (Taça Guanabara e Taça Rio) disputarão a final geral do estadual em jogos de ida e volta. Caso a mesma equipe vença os dois turnos será declarada campeã de forma direta.

TABELA DO BOTAFOGO NA 1ª FASE DA TAÇA GUANABARA SUB-15:

1ª rodada: 30/03 – 9h – BOTAFOGO x AD Itaboraí – CEFAT
2ª rodada: 06/04 – 9h – Madureira x BOTAFOGO – Conselheiro Galvão
3ª rodada: 13/04 – 9h – BOTAFOGO x Nova Iguaçu – CEFAT
4ª rodada: 20/04 – 9h – America x BOTAFOGO – Giulite Coutinho
5ª rodada: 27/04 – 15h20 – BOTAFOGO x Cabofriense – CEFAT
6ª rodada: 04/05 – 15h20 – Americano x BOTAFOGO – CT do Americano
7ª rodada: 11/05 – 15h20 – BOTAFOGO x Goytacaz – CEFAT
8ª rodada: 18/05 – 9h – Fluminense x BOTAFOGO – Laranjeiras
9ª rodada: 25/05 – FOLGA

Elenco atual do Sub-15 alvinegro para a competição:

Goleiros: Isaque, Richardson, Rudson e e Ryan Souza
Laterais: Gustavo, Lucas Ramos, Ramon e Ryan Carvalho
Zagueiros: Bernardo Daflon, João Lucas, Kaue Braga e Yuri
Volantes/Meias: João Gabriel, Zezinho, Kauê, Kayan, Massa, Matheus Lustosa, Pedro Lima e Rhuan
Atacantes: Cauan, Ezequiel, Jhonnatha, Gilwagner, Lucas Mateus, Matheus Nascimento, Marcelinho e Rhenzo.

Fonte: Site oficial do Botafogo