O Botafogo está classificado para a segunda fase do Torneio Otávio Pinto Guimarães Sub-20. Na tarde deste sábado (20/10), a equipe alvinegra comandada por Anthoni Santoro venceu o Duque de Caxias por 2 a 0 no CEFAT e garantiu a vaga para a fase seguinte como o líder do Grupo C da competição. Gabriel e Pedro foram os autores do gols.

Na sequência do torneio, o Alvinegro integrará o Grupo F e entrentará o Vasco da Gama, o Fluminense e o Audax Rio em um sistema de turno e returno, onde ao final apenas o primeiro colocado da chave estará classificado para a final contra o vencedor do Grupo E.

O JOGO

Em um duelo decisivo no CEFAT, as equipes Sub-20 de Botafogo e Duque de Caxias foram a campo para decidir uma vaga na próxima fase do OPG. O duelo começou com muito equilíbrio, as duas equipes se estudavam bastante e travavam um embate concorrido em cada lance da primeira etapa.

Aos poucos, o tempo foi avançando e o Alvinegro buscou tomar as rédeas da partida. Apesar de construir bons ataques, a equipe alvinegra esbarrou na estratégia defensiva adotada pelo time caxiense. A primeira chance real de gol aconteceu somente no final da etapa inicial, aos 41, quando Pedro Paulo finalizou de primeira e a bola passou com muito perigo próxima a meta adversária.

No segundo tempo, as ações seguiram equiparas. O Caxias ensaiou uma pressão inicial, mas o Botafogo esteve bem postado defensivamente e conteve o ímpeto do rival. Na chance mais perigosa, aos 18, uma noa cobrança de falta parou na ótima defesa do goleiro alvinegro André.

A partir daí só deu Fogão! O Alvinegro assumiu uma postura ainda mais protagonista e encurralou o Duque de Caxias. Aos 25, em um bonito contra-ataque, Gorne finalizou e o arqueiro fez uma grande intervenção colocando para fora. Na cobrança de escanteio seguinte, não teve jeito. Gabriel sobressaiu sobre a defesa caxiense e inaugurou o placar. BOTAFOGO 1 x 0 Duque de Caxias.

Um pouco depois, já quase no apito final, mais um tento alvinegro. Aos 37, o meia Pedro não perdoou e ampliou a vantagem, colocando assim números finais ao confronto. 2 a 0 para o Fogão.

Fim. Vitória importante, Glorioso classificado em primeiro lugar do Grupo C e o trabalho feito pela garotada Sub-20 cada vez mais consolidado. Isso é Botafogo, isso é Base forte. Vamos fortes!

Botafogo: André; Nicholas, Gabriel, Gláuber e Lucas Barros; Pedro Paulo, Caio Alexandre e Pachu (Pedro); Ramonzinho, Rhuan (Foguinho) e Renan Gorne (Igor Cássio). Técnico: Anthoni Santoro.

Fonte: Site oficial do Botafogo