Falta pouco para a estreia do Botafogo na Taça Guanabara Sub-17 (1ºturno do Campeonato Carioca)! Iniciando a jornada pelo título estadual da categoria, o Glorioso comandado por Thiago Aprigio enfrentará o AD Itaboraí neste sábado (30/03), às 10h45, no CEFAT, em Várzea das Moças.

Integrante do Grupo A do torneio, o Sub-17 do Botafogo vem se preparando com muito comprometimento para o calendário pesado de competições dessa temporada. Antes auxiliar da categoria, o técnico Thiago Aprigio assumiu o posto de comandante e detalhou o forte período de pré-temporada do Alvinegro.

– Fizemos uma pré-temporada muito boa. Dividimos a fase básica, em duas etapas. Uma primeira etapa até o carnaval, onde conseguimos fazer amistosos com equipes de peso, principalmente contra o nosso time Sub-20, no qual tivemos um rendimento muito satisfatório. Entrando agora na ultima semana de preparação com uma  confiança muito grande no que foi construído até aqui, ciente também que alguns comportamentos demandam tempo e também serão consolidados com o decorrer da temporada. O calendário competitivo da categoria está mais pesado do que anos anteriores, o que requer uma solidez no jogo coletivo o mais cedo possível. Seguimos extremamente motivados e confiantes para o inicio da rotina de jogos – contou o treinador.

Em fase final de preparação para a estreia, a equipe alvinegra disputou na última terça-feira (26/03) um jogo-treino contra a universidade americana Luther College e venceu por 6 a 1. Uma atividade importante não só para a preparação mas também para a formação dos jovens alvinegros, que puderam absorver a vivência de jogar contra atletas mais velhos e de uma outra cultura de futebol.

– A gente julga ser de uma importância muito grande para a formação poder conhecer novas culturas de jogo. É uma universidade americana, uma equipe mais experiente e por serem sub-23, nos criou uma resistência muito grande. Além de ser uma escola com diferente forma de pensar o jogo e com desafios talvez não são encontrados em confrontos dentro da categoria.Foi um teste muito bom e enriquecedor para o momento em que nos encontramos dentro da pré temporada. – detalhou Thiago.
Sem título

Há quatro anos no Glorioso, Thiago reforçou o orgulho de ter crescido profissionalmente e mostrou gratidão pela valorização recebida dentro do clube.

– É uma honra e um privilégio muito grande poder viver essa oportunidade. Estou no Botafogo há quatro anos, subi degraus aqui dentro do clube. Cheguei nas categorias de iniciação, pude ter contato com treinadores que eu considero renomados e me espelho muito dentro do futebol de base. Vivi a função de auxiliar e pude absorver muito dessas pessoas que passaram por aqui. Então, me considero pronto para essa oportunidade, com uma expectativa muito grande não só por viver mas por poder fazer um bom trabalho nesse ano e ajudar o Botafogo a promover grandes jogadores para o futebol profissional. – declarou.

FÓRMULA DE DISPUTA DO CARIOCA SUB-17:

As equipes estão divididas em dois grupos (A e B). Na primeira fase (Taça Guanabara) os clubes se enfrentam dentro de seus grupos. Os quatro melhores de cada grupo avançam para às quartas de final e se enfrentam até chegar à final. No segundo turno (Taça Rio) as equipes enfrentam os adversários do outro grupo. Novamente, os quatro melhores de cada grupo avançam e se enfrentam até a decisão. Os campeões de cada turno (Taça Guanabara e Taça Rio) disputarão a final geral do estadual em jogos de ida e volta. Caso a mesma quipe vença os dois turnos será declarada campeã de forma direta.

TABELA DO BOTAFOGO NA 1ª FASE DA TAÇA GUANABARA SUB-17:

1ª rodada: 30/03 – 10h45 – BOTAFOGO x AD Itaboraí – CEFAT
2ª rodada: 06/04 – 10h45 – Madureira x BOTAFOGO – Conselheiro Galvão
3ª rodada: 13/04 – 10h45 – BOTAFOGO x Nova Iguaçu – CEFAT
4ª rodada: 20/04 – 10h45 – America x BOTAFOGO – Giulite Coutinho
5ª rodada: 27/04 – 13h30 – BOTAFOGO x Cabofriense – CEFAT
6ª rodada: 04/05 – 13h30 – Americano x BOTAFOGO – CT do Americano
7ª rodada: 11/05 – 13h30 – BOTAFOGO x Goytacaz – CEFAT
8ª rodada: 18/05 – 10h45 – Fluminense x BOTAFOGO – Laranjeiras
9ª rodada: 25/05 – FOLGA

* Datas, horários e locais sujeitos a alterações pela FERJ.

Elenco atual do Sub-17 alvinegro para a competição:

Goleiros: Davi, Gabriel, João Victor e Klippel
Zagueiros: Laion, Mayann e Reydson
Laterais: Breno, Diego e João Vitor
Volantes/Meias: Evertton, Fubá, Guilherme Pacheco, Jonas, Nelson, Raí e Victor Hugo
Atacantes: Andrey, Dudu, Filipe, Guilherme, Léo Costa, Loiola, Marquinhos e Nivaldo

Fonte: Site oficial do Botafogo