De forma emocionante e sem Cauê Borges, que teve a confirmação de uma fratura no dedo, o Botafogo triunfou sobre o Paulistano por 77 a 74 na noite desta terça-feira, em General Severiano. O time do técnico Léo Figueiró teve um início impressionante e contou com atuações inspiradas de Arthur (15 pontos e 11 rebotes) e Jamaal (18 pontos, 11 assistências e oito rebotes) para vencer a segunda no NBB e subir para a sétima posição da tabela.

Deslocando Arthur e Mogi de posição e promovendo a entrada de Maique e Murilo, Léo Figueiró teve a melhor resposta possível em quadra: uma corrida de 14 a 0 em cinco minutos de jogo. Os atuais campeões do NBB reagiram logo depois do pedido de tempo, mas saíram derrotados por 20 a 12 do primeiro quarto. Aplicado defensivamente, o Glorioso lutou para administrar a vantagem, teve Jamaal como principal válvula de escape e foi para o vestiário na frente: 32 a 30.

No retorno, os times voltaram mais precisos nas finalizações e aumentaram a temperatura no Oscar Zelaya. Bem marcado, Jamaal, que era o cestinha até o momento, passou a distribuir mais o jogo e concretizou seus passes em assistências ao encontrar as mãos calibradas de Arthur. Mesmo no momento de superioridade paulista, o ala anotou sete pontos e ajudou o Botafogo a se manter firme na briga pela vitória, indo para o último quarto superado apenas por 51 a 49.

Relembrando o início do jogo, o Alvinegro voltou decidido e foi contundente. Com bolas de três, ponte aéreas, tocos e uma torcida inflamada, a equipe retomou a liderança e abriu sete pontos a 6:40 do fim. Explorando os bloqueios com inteligência e executando fintas pontuais, Jamaal seguiu atacando de garçom, ajudou todos os alvinegros em quadra a pontuarem e adicionou mais seis assistências ao seu scout. Após série de faltas forçadas, Guga fechou o placar em lances livres e Arthur impediu o último arremesso da partida para concretizar o triunfo alvinegro por 77 a 74.

Em entrevista, Léo Figueiró exaltou a superação do grupo e falou sobre o início do primeiro quart, onde seu time abriu 14 pontos.

– É uma vitória muito importante, prova que o Botafogo não é o time de um ou outro jogador. Estou muito feliz pela postura e comprometimento que os jogadores tiveram para substituir o Coelho e o Cauê. Fizemos um ótimo início de jogo, mostramos exatamente o nosso objetivo e o tamanho da nossa vontade. Conquistamos um resultado expressivo contra uma excelente equipe e temos a consciência de que essas partidas farão a diferença lá na frente. Já temos outro grande desafio na quinta-feira e contamos com o apoio da torcida para buscar mais uma vitória. Eles podem vir com a certeza de que esses caras vão fazer tudo para vencer qualquer adversário.

O Botafogo volta à quadra do Oscar Zelaya pelo NBB nesta quinta-feira, às 20h, para o duelo contra o Mogi das Cruzes.

Fonte: Site oficial do Botafogo