Uma confusão generalizada interrompeu no fim do primeiro quarto a decisão do Campeonato Carioca Masculino de Basquete entre Flamengo e Botafogo na noite desta sexta-feira, no ginásio do Tijuca Tênis Clube. O Botafogo vencia por 26 a 16 no terceiro e decisivo jogo da série, empatada em 1 a 1. (Atualização: Após quase 1h30 de indefinição, a partida foi retomada com a PM e a Federação garantindo condições de segurança)
Segundo relatos, membros de uma torcida organizada do Botafogo foram ao ginásio do Tijuca e tentaram invadir o local, apesar do regulamento prever torcida única – o mando de quadra era do Flamengo. Barulhos de bombas e tiros foram ouvidos do lado de fora e houve bastante correria. (veja a partir no vídeo abaixo a partir dos 17’30”)
Início da final do Estadual de Basquete: @TimeFlamengo x Botafogo. 1° quarto, assista à transmissão de @Bernardo_UBZ. https://t.co/Va8vdNvMxP
— Bernardo Chapermannᶜʳᶠ (@Bernardo_UBZ) October 4, 2019
Ainda de acordo com relatos de pessoas no local, torcedores do Flamengo, revoltados com a situação, discutiram e ameaçaram seguranças do Botafogo. Familiares de atletas da equipe alvinegra tiveram de se refugiar nos vestiários.
Os jogadores do Botafogo se recuseram a voltar à quadra alegando falta de segurança. Após a confusão, mais PMs foram chamados ao local. Dirigentes dos dois clubes, árbitros e membros da Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro se reuniram na quadra. A partida foi retomada já por volta das 22h.
*Atualizado às 21h56