A final do NBB terá um time carioca. Cabe a Flamengo e Botafogo decidirem a partir de hoje, em uma série de cinco jogos, quem avança na semifinal do torneio para enfrentar Franca ou Mogi das Cruzes. O primeiro duelo será às 21h, no Ginásio Oscar Zelaya, casa do Alvinegro, com transmissão do Fox Sports.

Apesar de tradicionais no basquete, as duas equipes nunca haviam se enfrentado nos playoffs do NBB, atual torneio nacional de basquete. Na última edição da competição — a primeira do Botafogo após vencer a Liga Ouro, divisão de acesso —, o Glorioso parou nas oitavas de final, derrotado pelo Caxias do Sul, enquanto o Flamengo chegou às semifinais e foi eliminado pelo Mogi das Cruzes. O rubro-negros disputam o torneio desde sua primeira edição, em 2009.

Pelo NBB, o retrospecto é desequilibrado: são quatro vitórias rubro-negras em quatro confrontos desde a temporada passada. As equipes ainda decidiram o Campeonato Carioca em sua última edição, em 2018: vitória do Flamengo por 2 a 0, em série de três jogos.

Visando mudar esse desempenho, o Botafogo se apoia em um retrospecto extremamente positivo. Em série emocionante, bateu nas quartas de final o Pinheiros, terceiro colocado na 1ª fase e segundo maior recordista em vitórias consecutivas nesta edição, com 13. O primeiro é justamente o Flamengo, que chegou a 14 na última partida, contra o Corinthians.

Fonte: Extra Online