Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade.

Jogos

Carioca

25/04/21 às 18:00 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

X

Escudo Macaé
MAC

Carioca

17/04/21 às 16:00 - Maracanã

Escudo Fluminense
FLU

1

X

0

Escudo Botafogo
BOT

Copa do Brasil

14/04/21 às 21:30 - Frasqueirão

Escudo ABC
ABC

1

X

1

Escudo Botafogo
BOT

(Bem-feito!) Diego Cavalieri recebe cartão amarelo por fazer buraco no campo

0 comentários

Compartilhe

A bola ainda nem tinha rolado no clássico entre Fluminense e Botafogo, no Maracanã, mas o árbitro João Batista de Arruda já tinha mostrado um cartão amarelo para o goleiro Diego Cavalieri. O motivo foi bem diferente do convencional: fazer com o pé uma marcação na linha pequena área do campo de defesa tricolor. Mas o goleiro não tem motivo para reclamar porque, dessa vez, a arbitragem cumpriu a regra.

A determinação para que cartão amarelo seja aplicado nesses casos está no trecho do Livro de Regras que aborda como os árbitros devem interpretar o primeiro item do documento, que fala da marcação do campo: “Se um jogador fizer marcas não autorizadas no campo de jogo com o pé, ele será advertido com cartão amarelo por conduta antidesportiva. Se o árbitro notar essa marcação durante a partida, advertirá com cartão amarelo o infrator por conduta antidesportiva assim que a bola estiver fora de jogo”.

A mania do goleiro do Flu já tinha sido motivo de discussão durante a semana. Cavalieri bateu o pé e disse que não mudaria o hábito, usado por ele para se posicionar melhor na área.

Mas a arbitragem também é vilã nesse contexto todo porque, obviamente, não foi a primeira vez que o goleiro tricolor fez a marcação particular no campo. No entanto, só neste domingo, depois de o assunto ter sido levantado pela imprensa, a turma do apito resolveu punir o jogador.

Interpretação das Regras de Futebol e Diretrizes para Árbitros (Regra 1)

REGRA 1 – O CAMPO DE JOGO

Marcação do campo

É proibido marcar o campo de jogo com linhas interrompidas ou em sulcos. Se um jogador fizer marcas não autorizadas no campo de jogo com o pé, ele será advertido com cartão amarelo por conduta antidesportiva. Se o árbitro notar essa marcação durante a partida, advertirá com cartão amarelo o infrator por conduta antidesportiva assim que a bola estiver fora de jogo.

Serão utilizadas unicamente as linhas estipuladas na Regra 1 para marcar o campo de jogo. Em campos, com superfícies artificiais, em que forem praticadas mais de uma modalidade de esporte, as correspondentes marcações deverão ser de cores claramente distintas das linhas utilizadas para marcar o campo de futebol.

Comentários