Apresentador dos canais Fox Sports, Benjamin Back criticou o uso do VAR no Brasil após uma rodada do Campeonato Brasileiro em que o auxiliar de vídeo do árbitro chamou a atenção. Em suas redes sociais, o jornalista condenou a atitude do goleiro Gatito Fernández, do Botafogo, que chutou o equipamento do VAR, mas admitiu que entende a revolta do jogador.
Benja afirmou que o uso do VAR no país é péssimo, apontando falta de critério e demora nas tomadas de decisões, interferência na dinâmica do jogo, e mudança de comportamento dos árbitros de campo, que na opinião do apresentador, transmitem a responsabilidade para os árbitros de vídeo.
“Gatito saiu chutando o equipamento do VAR após a derrota do Botafogo. Não vou incentivar essa atitude, mas ela é compreensível! O VAR no Brasil está sendo pessimamente usado! Não há critério, a demora para se tomar um decisão está tirando toda a dinâmica do jogo e, por fim, nossos árbitros resolveram transferir a responsabilidade para o VAR! E para terminar, o gol que foi anulado do Botafogo foi algo simplesmente inacreditável!!”, escreveu o apresentador.
Ontem, no Fox Sports Rádio, Benjamin Back afirmou que ele mesmo tem vontade de fazer o que Gatito fez, mesmo sem participar do jogo.
“O Gatito ficou transtornado, chutou, deu uma ‘bicuda’ no VAR, quebrou tudo. O Gatito é rock’n roll. Sabe o que acontece? Ele vai pegar um gancho, uma suspensão, mas ele mostrou a revolta, uma sensação de impotência do jogador. É difícil. Eu que não estou jogando, às vezes estou no sofá vendo o jogo, tenho vontade de fazer isso. Lógico, não pode fazer, ele vai ser punido, mas… O Gatito parecia o Axl Rose, jogando tudo”, disse Benja.