Há muita honra na campanha do Botafogo. Cotado como favorito ao rebaixamento antes da Série A começar, o time atingiu nesta quarta-feira os 47 pontos na competição. Destes, 24 foram conquistados no segundo turno em 11 partidas disputadas, aproveitamento de cerca de 73%, ou seja, o terceiro melhor da competição, atrás apenas dos líderes Palmeiras e Flamengo.
No primeiro turno, comandada por Ricardo Gomes, a equipe só conseguiu 23 pontos em 19 partidas. Ao assumir a equipe, o técnico Jair Ventura quase dobrou o aproveitamento de pontos. É algo espetacular.
É curioso, por sinal, acompanhar os torcedores do Botafogo nas redes sociais. Hoje estão comemorando os pontos suficientes para não cair para a Série B, mas a realidade do time é outra, completamente diferente. A chance de Libertadores é real. O time é organizado, responsável e sofreu apenas 30 gols.
A torcida talvez esteja incrédula, mas a dignidade desse elenco é enorme e isso não pode ter discussão. Com uma folha salarial muito menor do que muitos concorrentes, o Botafogo dá uma lição em São Paulo, Cruzeiro e Inter, por exemplo, apenas para citar três clubes com gastos muitos maiores do que a equipe do Rio de Janeiro.