Com tanta discussão barata em torno de uma rivalidade infantil, e até perigosa, Flamengo e Botafogo travam esta noite, no Maracanã um duelo tático interessante.
Para quem gosta de futebol, em especial para os que apreciam desafios estratégicos, os times do colombiano Reinaldo Rueda e do carioca Jair Ventura têm características interessantes para um bom espetáculo.
Mas que não se espere um jogo cheio de virtuosismo.
Vale vaga na final da Copa do Brasil e geralmente em duelos assim a espontaneidade perde para a disciplina tática.
AS EXPULSÕES do goleiro Muralha e do zagueiro Carli trouxeram questionamentos sobre quem levou a pior.
Em tese (mas muito em tese!) o time alvinegro entra um pouco mais prejudicado pelo fato de Joel Carli ter mais assiduidade no Botafogo do que Alex Muralha tem no Flamengo.
E conta também a liderança exercida pelo zagueiro argentino.
A ausência de Muralha, que não vinha atuando com regularidade, reabre espaço para o jovem Thiago, que pode não ter a experiência do companheiro, mas compensa pela boa estatura e elasticidade.
POR ISSO, acho até que, em prol de maior equilíbrio, Rueda possa repetir o tripé Márcio Araújo, Cuellar e Arão, já algumas vezes escalado, deixando no ataque Diego, Berrio e Guerrero ou Vizeu.
O colombiano não espera um Botafogo ofensivo, mas sabe que o time de Jair Ventura joga com falsos volantes e isso pode fazer a diferença.
Portanto, que levar a campo um Flamengo vibrante e capaz de chegar ao gol adversário sem ansiedade de sempre.
É NÍTIDO o respeito entre os treinadores e isso mexe um pouco no comportamento do Botafogo.
Afinal, a chegada do técnico colombiano ao rival, trouxe a possibilidade de mudanças no desenho tático e isso exige de Jair Ventura um pouco mais de cuidados.
Ele se ressente da ausência de Rodrigo Pimpão, que além de puxar os contra-ataques ajuda a marcar a saída de bola, e tentará que Guilherme cumpra a função.
ENFIM, por tudo isso, somado à atmosfera do estádio, que estará lotado com maior parte rubro-negra, tem-se a impressão de que o cenário é vantajoso ao Flamengo.
Vejamos se é só impressão…