No dia 13 de agosto, após a saída de Ricardo Gomes, que aceitou convite do São Paulo, o Botafogo anunciou Jair Ventura como novo comandante da equipe de General Severiano. A princípio, a notícia não agradou aos alvinegros. Para a torcida, o novo técnico, de 37 anos, não tinha caixa para suportar a pressão da briga da zona de rebaixamento.

Na ocasião, o Botafogo se encontrava na 17ª colocação, posição que culminaria no terceiro rebaixamento da história do clube. Entretanto, em nove jogos do Campeonato Brasileiro, Jair Ventura obteve seis vitórias e três derrotas. Com o desempenho, o Glorioso saltou da zona da degola, para o décimo lugar, chegando, em alguns momentos, a sonhar com o G-4.

Confira abaixo os jogos de Jair à frente do Botafogo no Brasileiro:

20ª rodada: São Paulo 0x1 Botafogo

19ª rodada (jogo adiado): Botafogo 2×1 Grêmio

21ª rodada: Botafogo 3×0 Sport

22ª rodada: Atlético-PR 1X0 Botafogo

23ª rodada: Botafogo 1×0 Fluminense

24ª rodada: Cruzeiro 0x2 Botafogo

25ª rodada: Botafogo 0x1 Santos

26ª rodada: Vitória 0x1 Botafogo

27ª rodada: América-MG 1×0 Botafogo
Ricardo Gomes (Foto: saopaulofc.net)
Ricardo Gomes segue buscando regularidade no comando do São Paulo (Foto: São Paulo Oficial)

Já Ricardo Gomes não tem o mesmo desempenho no São Paulo. O técnico comandou a equipe paulista em sete partidas e estreou diante do Internacional, na 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Seis dias depois, o comandante vivenciou momentos de horror no CT do clube. A torcida tricolor invadiu a sede do clube para protestar e, inclusive, agrediu alguns jogadores.

Como havia acabado de ser contratado, Ricardo Gomes foi poupado das cobranças dos torcedores. Desde a sua chegada, o comandante obteve duas vitórias, dois empates e três derrotas. Com os resultados, o São Paulo caiu da nona posição para a 12ª, ficando atrás, inclusive, do próprio Botafogo. Há quem diga que a permanência do técnico não é dada como certa para 2017.

Confira abaixo os jogos de Ricardo Gomes à frente do São Paulo no Brasileiro:

21ª rodada: Internacional 1×1 São Paulo

22ª rodada: São Paulo 0x0 Coritiba

23ª rodada: Palmeiras 2×1 São Paulo

24ª rodada: São Paulo 3×1 Figueirense

25ª rodada: São Paulo 1×0 Cruzeiro

26ª rodada: Atlético-PR 1×0 São Paulo

27ª rodada: Vitória 2×0 São Paulo

Fonte: Esporte Interativo