A rivalidade entre Botafogo e Fluminense cresce a cada dia. Com tamanho de torcida semelhante, a tradicional disputa nas arquibancadas foi levada também para a internet. Desde a criação do Facebook, os clubes travam um verdadeiro clássico em suas páginas oficiais. A briga é tão quente que sobrou até mesmo para o polêmico patrocinador do Alvinegro, a TelexFree.

Uma comunidade criada por torcedores do Fluminense diz que o Botafogo só passou o rival por que a TelexFree, ao fechar com o Alvinegro, incentivou seus simpatizantes a curtirem a página do seu novo parceiro. O fato ganhou espaço entres os torcedores, mas não foi o que de fato ocorreu. O crescimento do clube de General Severiano se explica com o desempenho dentro de campo.

E até mesmo o Fluminense ratifica a informação. A temporada 2013 serviu para deixar o Botafogo animado. Além de faturar o Campeonato Carioca, o time se manteve bem ao longo do ano, fez boa campanha no Brasileiro e retornou à Libertadores após 17 anos. Enquanto isso, o Tricolor amargava resultados ruins e só não foi rebaixado por conta de uma decisão do STJD, que tirou pontos da Portuguesa, que escalou um jogador irregularmente e perdeu pontos.

E o desempenho no campo tem sido o principal motivo de variação para a popularidade de cada clube na internet. O Botafogo liderava, mas viu o Fluminense tomar a ponta após ser bicampeão brasileiro. Porém, o bom desempenho na Libertadores animou os torcedores de General Severiano, que voltaram a ocupar a frente – 839 mil contra 798 mil do Tricolor. Insatisfeito com o atual cenário, o Tricolor planeja ações para atrair ainda mas seus torcedores.

O revés para o rival representa bastante o delicado momento vivido por seu departamento de marketing, que tem sofrido com críticas do principal grupo político de apoio ao presidente do Fluminense, Peter Siemsen, o Flusócio.

“A estratégia de comunicação pautada na pouca interação com a torcida levou o canal oficial do Fluminense a esta situação. Só a título de comparação, a página oficial do alvinegro chega a ter 6 ou 7 posts por dia, inclusive nos domingos e feriados. É algo feito de botafoguense para botafoguense, que mantém a torcida conectada e atrai o internauta”, disse o grupo.

“A falta de promoções para os internautas e o baixo número de interações diárias tornam o canal pouco atraente ao torcedor: a média da comunicação tricolor é apenas uma postagem por dia”, completou o Flusócio.

Entre os cariocas, o Flamengo é de longe o mais popular, com 6,1 milhões de torcedores. O Vasco aparece na segunda colocação, com 1,6 mi de curtidas. A curiosidade é que os três juntos não chegam sequer à metade do Rubro-negro, que no Brasil perde apenas para o Corinthians, com 6,2 milhões.

Fonte: UOL