O Botafogo retorna a Libertadores após 18 anos sem disputar a competição. Da última participação até aqui muita coisa mudou, dentro e fora dos gramados do alvinegro. Porém o time de General Severiano contará com a experiência de oito atletas que já disputaram além da Libertadores, competições importantes em outros continentes.

Com o reforço de Jorge Wagner, o clube passa a contar com dois campeões no torneio internacional. O outro integrante da lista é o zagueiro Bolívar, e ambos conquistaram o título pelo Internacional em 2006. Por sinal, o meia é um conhecedor da Copa Libertadores, já que essa será a sua oitava participação no torneio.

“Jogar uma Copa Libertadores é uma experiência muito boa. Temos um grupo experiente, com jogadores que já tiveram passagem na competição e no futebol europeu. Hoje, o Botafogo tem atletas experientes e capacitados para que disputemos um bom torneio”, disse Jorge Wagner.

Além do novo reforço e Bolívar, o Botafogo conta com a experiência de Seedorf, que já conquistou diversos títulos – entre eles o Mundial da FIFA, Liga dos Campeões e a Supercopa.

A lista com jogadores que já disputaram a competição ainda conta com Lodeiro, Marcelo Mattos, Renato e Julio Cesar. Rafael Marques também já disputou torneios internacionais na época em que atuou na Ásia.

Com o foco total na Copa Libertadores o Botafogo irá utilizar um time B no início da disputa do Campeonato Carioca. Conhecedor dos atletas que fazem parte das demais categorias, o técnico Eduardo Hungaro não terá dificuldades para indicar nomes para complementar a equipe.

O Botafogo se reapresenta no dia 6 de janeiro, no campo anexo do estádio Engenhão. Ainda não há definição sobre o local da pré-temporada, mas a cidade de Saquarema surge como favorita. As primeiras rodadas do Campeonato Carioca serão disputadas por um time alternativo, para que os principais jogadores do elenco se concentrem no desafio pela pré-Libertadores.

Fonte: UOL