Bota vê internacionalização com Seedorf travar e ‘abandona’

Compartilhe:

 Empolgado com o sucesso de Seedorf nos campos, o Botafogo lançou um plano de internacionalização de sua marca através da internet em fevereiro. Cinco meses depois, no entanto, a página em inglês no Facebook recebeu apenas 12 mil inscrições – a enorme maioria delas de torcedores brasileiros – e já não conta com o mesmo ritmo de atualizações, tendo sido praticamente abandonada pelo clube.

Nos primeiros dias, o perfil ganhou até vídeos com seus principais jogadores, como Lodeiro e o próprio Seedorf, falando em diversas línguas e tentando atrair novos adeptos. Depois da conquista do Carioca, no dia 5 de maio, porém, o ritmo de postagens caiu bastante. Após 41 atualizações em três meses (quase 14 por mês), o número de mensagens foi reduzido para apenas duas em 60 dias, sendo uma delas realizada na noite da última terça-feira.

Através de sua assessoria de imprensa, o clube argumentou que sua intenção ao criar a página era usar postagens “pontuais, trazendo as principais notícias do clube” e citou as últimas duas atualizações como exemplo: uma sobre o aniversário do ídolo Nilton Santos, no dia 16 de maio, e a última, sobre a liderança do Botafogo no Campeonato Brasileiro.

As versões de seu site em seis diferentes línguas (inglês, espanhol, italiano, mandarim, francês e russo) também não decolaram. Após o lançamento, em conjunto com o perfil no Facebook, o Botafogo não acrescentou qualquer tipo de conteúdo nas páginas. Nem mesmo o título carioca de 2013 consta entre a lista de troféus disponível na página. Na opção para em português, o registro já foi feito.

Pouco depois do lançamento do plano, o Botafogo chegou a exaltar o sucesso da empreitada. Em vinte dias, a página no Facebook havia recebido mais de 8 mil pessoas. O boom inicial, no entanto, não foi mantido, e o perfil teve apenas mais 4 mil adesões em quase cinco meses. Hoje, a média de inscrições é de cerca de dez pessoas por dia.

Para efeitos de comparação, a página principal do Botafogo no Facebook conta com mais de 440 mil inscritos e tem postagens diárias. Em média, o perfil em português recebe em torno de 140 novos torcedores por dia. Enquanto mais de 100 mil pessoas interagiram com a conta nacional na primeira semana de julho, apenas 113 fizeram o mesmo com a versão internacional no mesmo período.

Fonte: UOL

Comentários