O Botafogo vive uma situação dramática no Campeonato Brasileiro. Após perder por 2 a 1 para o Internacional, de virada, no Beira-Rio, na noite do último sábado (12), a equipe de Eduardo Barroca ainda caiu para a última colocação, uma vez que o Goiás empatou em 0 a 0 com o Grêmio, em casa.
Após 25 rodadas de Brasileirão, o Botafogo soma apenas três vitórias e precisará de um verdadeiro milagre para escapar do rebaixamento para a segunda divisão do futebol nacional pela terceira vez na história.
Segundo projeção do site “FiveThirtyEight”, parceiro da ESPN, a chance de isso acontecer é de 81%.
O ESPN.com.br também fez um levantamento levando em conta todas as edições do Campeonato Brasileiro de pontos corridos, de 2003 até a competição atual.
Nos últimos 17 anos, dentre os times considerados grandes, apenas o Fluminense, em 2009, teve três vitórias em 25 partidas.
Naquele ano, a equipe comandada primeiramente por Renato Portaluppi e depois por Cuca, conseguiu uma das reações mais impressionantes do futebol brasileiro e escapou do rebaixamento na última rodada.
Em 2009, na 25ª rodada, o Fluminense era lanterna do Brasileirão com três vitórias, nove empates e 13 derrotas. Porém, nas 13 partidas seguintes, o Tricolor das Laranjeiras venceu sete jogos, empatou outros quatro e perdeu apenas um.
A salvação veio apenas na última rodada. Em uma espécie de final diante do Coritiba, no Couto Pereira, o Fluminense empatou por 1 a 1, empurrou o rival para a Série B e de quebra se garantiu na primeira divisão.
Nas próximas 13 rodadas, o Botafogo terá seis partidas em casa e outras sete fora. A boa notícia para a torcida do Fogão é que a equipe ainda enfrentará todos os rivais do Z-4. Porém, a fase da equipe não ajuda.
A última vitória da equipe foi justamente diante do Sport, na Ilha do Retiro, ainda no dia 11 de outubro, por 2 a 1. Desde então, o time carioca soma oito derrotas e um empate no Campeonato Brasileiro.