A diretoria do Botafogo está trabalhando no sentido de reduzir o elenco para a próxima temporada a fim de poder ampliar a capacidade de investimento na chegada de reforços. A ideia é afastar nomes que não fazem parte dos planos da comissão técnica. Essa semana o clube já comunicou, embora evite confirmações oficiais, que não vai renovar contratos de nomes que não renderam o esperado e que têm vínculo somente até 31 de dezembro. São os casos do meia uruguaio Juan Salgueiro, do meia argentino naturalizado boliviano Damián Lízio e dos atacantes Anderson Aquino e Geovane Maranhão.

Desses, Salgueiro e Lizio chegaram com status de titulares absolutos. O primeiro não agradou nas oportunidades que teve, enquanto que o segundo passou a maior parte da temporada no departamento médico.

O clube também pretende emprestar alguns jogadores revelados nas categorias de base e que não se enquadram na maneira de trabalhar do técnico Jair Ventura. Casos do lateral-direito Diego, do volante Diérson e do meia Gegê. O atacante Luis Henrique, com contrato até maio, estaria livre para assinar um pré-contrato com outro clube e o Botafogo vem estudando com cautela a situação do atleta.

Um jogador que está com situação indefinida é o argentino Gervásio Nuñez, o Yaca. O jogador conta com a confiança de Jair Ventura, que o vê como importante para a disputa da Copa Libertadores, na composição do elenco. Só que os dirigentes entendem que ele tem um salário alto para uma simples peça de reposição e hoje a maior probabilidade é a de que ele seja liberado após seu contrato terminar, em 31 de dezembro.

Quem também pode sair, porém, por empréstimo, já que tem contrato até o fim de 2017, é o goleiro Helton Leite. O jogador não agradou nas vezes em que teve que ser escalado, forçando inclusive a direotoria ir às pressas ao mercado em busca de Sidão. Com Jéfferson de fora do time nos próximos seis meses, o posto de titular ficará a cargo do paraguaio Gatito Fernández, que se destacou pelo Figueirense no Campeonato Brasileiro.

O elenco do Botafogo fica de férias até o dia 11 de janeiro, quando acontece a reapresentação. O plantel fará exames médicos e entre os dias 16 e 25 de janeiro vai fazer uma pré-temporada na cidade de Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo. O primeiro jogo oficial está marcado para o último fim de semana de janeiro, diante do Madureira, na estreia no Campeonato Carioca.

Fonte: Gazeta Esportiva