Ativo no mercado, o Botafogo sonha com reforços para o meio-campo e ataque. O setor defensivo, por sua vez, é visto pela diretoria como pronto e não há movimentação em busca de jogadores que possam atrapalhar a manutenção dos titulares de 2013 – apenas nomes para compor o elenco foram contratados. A aposta é no entrosamento dos atletas que tiveram um bom desempenho na temporada que levou o clube alvinegro à Copa Libertadores.

A renovação contratual de Bolívar e a briga para manter o valorizado Dória em General Severiano concentraram todas as forças do Botafogo desde o final do Brasileirão. A união de experiência e juventude deu certo em 2013 e os cartolas veem a dupla de zagueiros como fundamental para o sucesso do time nesta temporada. Por isso, o clube rejeita buscar alternativas.

Outro nome decisivo é Jefferson. O goleiro da seleção brasileira também tem mercado, mas o Botafogo soube se movimentar para manter o jogador no elenco em ano importante. O goleiro Helton Leite chegou do Criciúma para servir como opção no elenco e terá que brigar com Renan para sentar no banco de reservas.

As laterais também não são vistas como problemas pelo Alvinegro. Na direita, Edilson e Lucas – que sofreu fratura no tornozelo esquerdo em partida contra o Grêmio ainda no primeiro turno do Brasileiro-2013, mas já está recuperado – formam dupla que promete brigar muito pela titularidade. Na esquerda, o experiente Julio Cesar é o dono da posição. Ele tem pouca concorrência, já que Lima teve pouco destaque quando recebeu oportunidades.

A contratação dos gêmeos de 21 anos Alex e Anderson, laterais direito e esquerdo, respectivamente, serve apenas para deixar o elenco mais encorpado. A dupla participou do título da Copa São Paulo de Futebol Júnior conquistado pelo Flamengo em 2011 e estava no Vitesse, da Holanda.

A preocupação com o esquema defensivo aparece somente nos jogadores que atuam na posição de volante. O argentino Mario Bolatti, do Internacional, é o principal alvo e tem conversas avançadas para assinar contrato de empréstimo válido por um ano. Rodrigo Souto, ex-jogador de Náutico e Figueirense e com passagens por Vasco e São Paulo, também negocia com o clube.

O Botafogo já iniciou a pré-temporada – ainda sem os jogadores mais importantes do elenco, que se apresentam nesta segunda-feira. Além dos volantes, o clube espera ter os atacantes William José e Neilton já nesta etapa de preparação.

Fonte: UOL