Com o levantamento deste mês, o IBOPE Repucom destaca o crescimento das bases digitais de Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Grêmio – responsáveis pelos maiores crescimentos absolutos no período. Somente os novos inscritos nas redes sociais destes 5 clubes representaram mais de 60% do volume total de novos seguidores em setembro.

No topo do ranking, o Flamengo é o primeiro time a atingir 21 milhões de inscritos na somatória de todas as suas plataformas. Somente em setembro, o clube obteve mais de 96 mil novas curtidas em sua base. O rubro-negro também foi a equipe do TOP 10 com o avanço mais expressivo no Twitter, com 22 mil novos seguidores.

O Corinthians segue na vice-liderança e este mês viu a vantagem para o clube carioca diminuir. O clube paulista foi o que mais cresceu no total em setembro, agregando 141 mil novas inscrições em suas redes. Destaca-se também no primeiro lugar em crescimento no Instagram e YouTube. Somente no Instagram os corintianos ganharam 91 mil seguidores, representando 64% do seu crescimento total no mês.

O Palmeiras se aproxima em bater uma importante marca e a ser o segundo clube a chegar em 1 milhão de inscritos no YouTube. De agosto para setembro foram mais de 40 mil inscrições para os palmeirenses na rede de vídeos, sendo a segunda equipe que mais se destacou no crescimento em volume nesta plataforma. O alviverde também figura no segundo lugar em crescimento geral em setembro, com a adição 116 mil novas curtidas em sua base geral.

O São Paulo segue isolado no terceiro lugar do ranking, registrando novamente crescimentos representativos esse mês. O tricolor paulista obteve um ganho de 101 mil novos inscritos no somatório de suas plataformas oficiais. Somente em sua base de seguidores no Instagram foram cerca de 70 mil novos usuários, o que representa 69% do crescimento total são-paulino no período.

O Grêmio merece destaque ao bater duas marcas neste mês. Somou cerca de 48 mil novos seguidores no Instagram, conseguindo ultrapassar a barreira de 1 milhão de inscritos nesta rede social. Apoiado principalmente neste crescimento, os gremistas entraram no grupo de times que somam mais de 7 milhões de seguidores em todas as suas contas oficiais. Os gaúchos ficaram na quinta posição em crescimento tanto no total geral, quanto no Instagram e no YouTube.

Outra equipe a protagonizar uma importante marca no volume total foi o Cruzeiro. Com um acréscimo de mais de 45 mil novas curtidas na junção de todas as mídias sociais, os mineiros ultrapassaram os 6 milhões de usuários e viram sua distância para o Vasco diminuir para cerca de 170 mil seguidores.

O rival Atlético-MG, por sua vez, ultrapassou os 3 milhões de seguidores em sua página oficial no Facebook. Enquanto muitos clubes veem suas bases diminuírem gradualmente nesta plataforma, o Atlético foi a equipe que mais cresce em números e em variação com 12 mil novos seguidores e 0,4% em setembro.

O Botafogo ultrapassou o Sport Recife e assumiu a 13ª posição no ranking. A conta oficial do clube no Instagram foi a que concentrou o maior crescimento no período, somando 8 mil novos inscritos, o que representa 85% do total de novas curtidas em setembro.

No quesito variação de crescimento, os rivais do estado do Ceará, Fortaleza e Ceará, apresentaram a maior variação dentre todas as equipes, 1,87% e 1,79% respectivamente, ganhando 22 mil novos seguidores cada um.

Confira abaixo o levantamento atual:

Fonte: Ibope Repucom