O Botafogo não deve impedir as saídas do meia Hyuri e do atacante Rafael Marques para o futebol chinês. O presidente Maurício Assumpção disse que não irá segurar jogadores que tiverem interesse em deixar o clube. Por outro lado, o time está apalavrado com o argentino Carlos Ferreyra e com o paraguaio Pablo Zeballos e deve viver uma reformulação no ataque para 2014.

A oferta do Henan Jianye para contratar Rafael Marques é de R$ 13 milhões, valor que agrada a diretoria por se tratar de um atleta de 30 anos. O time carioca teria direito a 50% do valor. Já Hyuri está emprestado pelo Audax até maio, com a possibilidade de compra do Botafogo em definitivo. A equipe carioca, porém, não sabe se irá tentar manter o atleta e pode liberá-lo.

“Fiquei sabendo que chegou uma proposta da China pelo Hyuri, e da mesma forma pelo Rafael Marques. Se a oferta faz o jogador entender que é o momento dele sair porque vai ganhar um dinheiro que não ganharia aqui, o que nós fazemos? Tem-se um valor estabelecido no contrato, aí o clube vai e exerce, o que se faz? Temos que ver se eles acham interessante ir para lá. Se acharem, vamos sentar para conversar. Aqui ninguém vai atrapalhar a vida de ninguém”, disse Maurício Assumpção.

Além das possíveis perdas no setor ofensivo para o futebol chinês, Elias e Bruno Mendes já haviam se despedido de General Severiano após não terem seus empréstimos renovados. Atualmente, apenas Sassá, Henrique, Yguinho e o próprio Rafael Marques são opções para a posição. A tendência é que os dois sul-americanos cheguem durante esta semana para reformular o setor.

O time carioca tentou diversos nomes no mercado, como Diego Forlán, do Internacional, Neílton, do Santos, e Rafael Sobis, do Fluminense. Mas esbarrou em altos salários. A mistura de sul-americanos e jovens da base deve ser a solução adotada para 2014.

A equipe de General Severiano segue em pré-temporada na cidade de Saquarema e estreia no Campeonato Carioca no dia 18 de janeiro, contra o Resende, em Volta Redonda. Já o primeiro jogo pela Copa Libertadores, contra o Deportivo Quito, na capital equatoriana, será dia 29 deste mês.

Fonte: UOL