O Botafogo é o melhor time do Campeonato Carioca, conforme ficou evidente em sua campanha na 1ª fase da competição. Sendo assim, a equipe desacreditada do treinador Ricardo Gomes passou a ser observada pelos rivais, já que o treinador alvinegro conseguiu diversas opções para o restante da temporada.

Antes da bola rolar, o sistema defensivo do Fogão era bastante questionado. As saídas de Roger Carvalho e Thiago Carleto deixaram uma lacuna no elenco alvinegro, contudo, as chegadas de Joel Carli e Diogo Barbosa, no primeiro momento, resolveram essa questão, assim como as boas atuações de Renan Fonseca e do recém-promovido ao time profissional Emerson.

No meio campo, Airton, bastante criticado pela falta de técnica e excesso de violência, em 2016, vem mostrando justamente o contrário, sendo um dos melhores volantes do Cariocão. Bruno Silva e Fernandes são outras opções do setor que têm se destacado bastante, assim como Gegê, que surpreendeu nos primeiros 8 jogos. Contudo, para esse setor, o leque de opções é muito maior, já que Damián Lízio ainda se recupera fisicamente, e Gervásio Núñez e Salgueiro, vagarosamente, vêm ganhando seu espaço.

No ataque, a falta de um camisa 9 experiente foi suprida pelos garotos Luis Henrique e Ribamar. Sem contar, ainda, a recuperação de Neilton, que se mostra como grande candidato a uma vaga no time titular.

Fonte: Torcedores.com