A situação do Botafogo é complicadíssima neste Campeonato Brasileiro. O Alvinegro completou no último sábado, a 19ª derrota na competição, o que equivale a um turno inteiro apenas com revezes. Evidentemente isso não é bom, mas a situação pode ser vista de outra forma, um pouco mais otimista.

Entre os times que lutam contra o rebaixamento, o Botafogo é o time que menos empatou: foram seis oportunidades. Assim, o Alvinegro leva vantagem no desempate técnico. A equipe de General Severiano perdeu muito, mas é quem tem o maior número de vitórias em caso de igualdade de pontos. Dessa forma, os comandados do técnico Vagner Mancini têm uma pequena vantagem em relação aos rivais.

O treinador do Botafogo diz que o time não jogou a toalha apesar de mais uma derrota para o Fluminense. Segundo Mancini, os jogadores reagiram de forma positiva após o último resultado, o que o deixou animado para a partida contra o Figueirense nesta quarta-feira, em São Januário.

“Eu tenho visto diariamente o que os atletas fazem. Vi o vestiário, eles têm brios. Foi talvez o melhor vestiário que eu vi após os jogos. Todos colocaram sua opinião. São sinais que me fazem ser firme e seguir acreditando. Estamos vivendo intensamente essa situação, que é extremamente desconfortável. Sabemos que vai ser necessária uma recuperação, com vitórias”, disse o treinador.

“Estamos tentando fazer o difícil, até o impossível. Vamos brigar até o fim. Temos exemplos de equipes que já viveram coisas piores, mas que buscaram vitórias necessárias. Não vamos deixar cair de maneira alguma o ânimo. Os atletas estão sofrendo. Dependemos de nossa força interior para continuar lutando”, acrescentou.

Apesar da derrota, a rodada não foi tão ruim para o Botafogo, já que a maioria dos seus adversário tropeçou no fim de semana. De todos que lutam contra o rebaixamento, apenas Vitória venceu. Já o Figueirense arrancou um empate diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte. Com 33 pontos, o Alvinegro de General Severiano é o 18º colocado e precisará de ao menos dois jogos para sair da zona da degola.

Fonte: UOL