Ganhar a vaga para a Libertadores pelo Brasileirão não significa ter um bom desempenho no Nacional do ano seguinte. Dos seis times que conquistaram lugar no torneio sul-americano de 2017, o Botafogo é o único que está no G-10 do torneio nacional deste ano.

Vale lembrar que Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Botafogo e Atlético-PR conquistaram a vaga na Libertadores de 2017 pelo Brasileirão. O Grêmio carimbou seu passaporte por ter conquistado a Copa do Brasil. A Chapecoense ficou com um lugar por ter vencido a Copa Sul-Americana.

Já foram disputadas cinco rodadas no Brasileirão-2017. O Botafogo do técnico Jair Ventura tem duas vitórias, um empate e duas derrotas. Com sete pontos conquistados, está na nona colocação.

Santos (duas vitórias e três derrotas), Flamengo e Atlético-MG (uma vitória, três empates e uma derrota) estão com um ponto a menos que o Botafogo, mas ocupam as posições 12, 14 e 15 da tabela por causa dos critérios de desempate.

A surpresa mais negativa entre os times que conquistaram a vaga na Libertadores pelo Brasileirão é justamente o time que foi campeão brasileiro no ano passado. Com um desempenho bastante oscilante, o Palmeiras é o décimo sexto colocado na tabela de classificação deste ano, ficando fora da zona de rebaixamento apenas pelos critérios de desempate. O Atlético-PR, com apenas dois pontos, está na zona da degola (décimo nono colocado).

O Brasil começou a Libertadores de 2017 com oito representantes. Destes, apenas o Grêmio tem um desempenho acima da média no Brasileirão deste ano – é vice-líder da competição ao lado do Coritiba, com 12 pontos. O oitavo representante é a Chapecoense, que hoje briga na zona das seis equipes que vão ganhar vaga para a Libertadores de 2016 – o chamado G-6 (é a quinto colocada, com 10 pontos).

Se o Brasileirão terminasse hoje, Grêmio e Chapecoense estariam na Libertadores de 2018. Botafogo e Santos estariam garantidos na Copa-Sul-Americana. Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras não estariam classificados para nada. Atlético-PR estaria rebaixado para a Série B.

Classificação do ‘grupo da Libertadores’ no Brasileirão 2016

1 – Palmeiras – 80 pontos
2 – Santos – 71 pontos
3 – Flamengo – 71 pontos
4 – Atlético-MG – 62 pontos
5 – Botafogo – 59 pontos
6 – Atlético-PR – 57 pontos
9 – Grêmio – 53 pontos
11 – Chapecoense – 52 pontos

Classificação do ‘grupo da Libertadores’ no Brasileirão 2017 (após cinco rodadas)

2 – Grêmio – 12 pontos
5 – Chapecoense – 10 pontos
9 – Botafogo – 7 pontos
12 – Santos – 6 pontos
14 – Flamengo – 6 pontos
15 – Atlético-MG – 6 pontos
16 – Palmeiras – 4 pontos
19 – Atlético-PR – 2 pontos

Fonte: Torcedores.com