O Botafogo entra em campo hoje (8) com a missão de buscar a vitória, amenizar a crise e chegar à “Era Ramón Díaz” com ânimos renovados. E o duelo será justamente contra o Bahia, algoz recente e com uma parcela de culpa no atual momento do Alvinegro. O confronto, na Fonte Nova, será essencial para os dois times, que lutam para se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
O Glorioso reencontra o Tricolor baiano depois da derrota em casa, no fim de setembro, que decretou o adeus do técnico Paulo Autuori. Desde então, neste pouco mais de um mês, a equipe esteve sob o comando de Bruno Lazaroni e, de forma interina, do preparador de goleiros Flavio Tenius. Recém-anunciado para o cargo, o argentino Ramón Díaz não estará no estádio para acompanhar a partida.
O treinador, o quarto do Botafogo na temporada, ainda aguarda ser regularizado junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e deve estar à beira do gramado somente na partida contra o Red Bull Bragantino, no dia 16.
Ele desembarcou em General Severiano com a incumbência de fazer o time reencontrar o caminho das vitórias — não vence há cinco partidas — e evitar uma queda à Série B do Brasileiro. Um possível rebaixamento, inclusive, é avaliado como “desastroso” diante do atual cenário do clube, que passa por crise financeira e tenta alavancar o projeto de transformação do departamento de futebol em S.A.
Até por conta disso, o triunfo logo mais é de grande valia ao Glorioso. Além de ganhar posições no Brasileiro, poderá suavizar a turbulência que atravessa e que ganhou novo capítulo com a eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil, diante do Cuiabá, na última terça-feira.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X BAHIA
Data/Hora: 8/10/2020, às 18h15
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Wagner Reway (PB)
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Anderson Martins, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Ronaldo e Elias (Daniel); Rossi (Fessin), Élber (Clayson) e Gilberto. Técnico: Mano Menezes.
Botafogo: Saulo; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luis; Caio Alexandre, José Welison e Bruno Nazário; Kelvin, Kalou e Matheus Babi. Técnico: Flávio Tenius (interino).