Desde que assumiu o comando do Botafogo, Eduardo Barroca traçou o seu planejamento em dividir o Campeonato Brasileiro em quatro ciclos. O primeiro, nas rodadas antes da Copa América, seria importante para conquistar placares a curto prazo e criar uma gordura na competição. O segundo, após o torneio entre seleções e válido até o fim do primeiro turno, foi finalizado no último sábado, após o empate sem gols diante do Ceará, na Arena Castelão.

Após conquistar 15 pontos nas nove primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o objetivo de Eduardo Barroca era repetir o número no segundo ciclo. Passado o primeiro turno, o treinador não alcançou a meta: o Botafogo fez 12 pontos após a Copa América e fechou a primeira metade do Brasileirão com 27 pontos conquistados e ocupando a 10ª colocação.

O Alvinegro melhorou no quesito ofensivo após o torneio entre seleções e os números provam: a equipe de Barroca marcou dez gols depois da Copa América; antes, o time tinha balançado as redes em apenas oito oportunidades. Os resultados, porém, não se repetiram: no primeiro ciclo, foram cinco vitórias; no segundo, foram três resultados positivos.

A posição do Botafogo também caiu. Antes, o Alvinegro, com 15 pontos, era o sétimo colocado e não estava no G6 por conta do saldo de gols. Agora, o clube de General Severiano é o 10º e a zona de classificação à próxima Libertadores está mais distante, com quatro pontos de diferença.

Apesar da relativa queda de rendimento, o Botafogo permanece distante da zona de rebaixamento e, internamente, a comissão técnica e os jogadores falam em garantir uma vaga na próxima Libertadores. Após a partida contra o Ceará, Eduardo Barroca analisou o panorama do Alvinegro na competição.

– Terminamos bem. Fechamos o turno com 27 pontos. Passamos todo o turno na primeira parte da tabela. Entendo que temos uma série de questões para melhorar. Hoje (sábado) viemos para o jogo sem capitão (Carli), sem o Gilson. Começamos o jogo com quatro jogadores da base. Mesmo diante das dificuldades aqui, a gente sai com esse ponto aqui que vai ser importante no final da competição – analisou.

Agora, Botafogo e Eduardo Barroca começam seu planejamento para o segundo turno e o terceiro ciclo do Campeonato Brasileiro. O treinador ainda não delimitou até em qual partida esta terceira parte da competição vai durar, mas o primeiro teste será difícil: o Glorioso enfrenta o São Paulo no próximo sábado, às 11h, no Estádio Nilton Santos.

Fonte: Terra