Botafogo: ‘Influencers’, Ramon Díaz e auxiliar têm mais seguidores que todos os técnicos da Série A

Botafogo: ‘Influencers’, Ramon Díaz e auxiliar têm mais seguidores que todos os técnicos da Série A
Vitor Silva/Botafogo

Veterano, Ramón Díaz é um caso comum de técnicos da velha guarda que vivenciam as mudanças do futebol na era tecnológica. Já sexagenário, o novo treinador do Botafogo poderia se manter na zona de conforto, mas se modernizou. Com a ajuda do filho e auxiliar técnico, Emiliano, o argentino incorporou as ferramentas digitais aos seus trabalhos, em pacote que envolve até mesmo presença nas redes sociais: juntos, pai e filho somam mais de meio milhão de seguidores no Instagram.

Juntos, pai e filho têm mais números na rede social do que todos os técnicos da Série A juntos. São 317 mil fãs que acompanham a página de Ramón, enquanto 236 mil seguem Emiliano. São ao todo 553 mil seguidores, enquanto todos os outros comandantes de clubes somados possuem 535,6.

Eles têm, inclusive, mais seguidores que os outros técnicos dos grandes cariocas: Ricardo Sá Pinto, do Vasco, tem 71 mil, enquanto Odair Hellmann, do Fluminense, tem 12 mil. Rogério Ceni, do Flamengo, não possui perfil oficial na rede. O número supera também técnicos de outros estados.

Apesar dos números, o mais ativo é Emiliano: o auxiliar, que deve comandar o Botafogo enquanto o pai passa por cirurgia, alterna postagens sobre futebol e vida pessoal. Entre as leituras compartilhadas pelo italiano naturalizado argentino, de 38 anos, destacam-se livros dos técnicos Arsène Wenger, ex-Arsenal, e Phil Jackson, lenda do Chicago Bulls, da NBA.

O site oficial de Ramón Díaz é mais um exemplo da presença digital da família. Organizado e com versões em espanhol, inglês e português, a página traz seções dedicadas à comissão técnica, ideia de jogo, gestão de equipe e método de trabalho do comandante. Sobre a análise de adversários em dias de jogos, por exemplo, o site conta que “são estudadas suas virtudes e fraquezas, primeiro nas salas de vídeos e, depois, no campo de jogo.”

Veja ranking de seguidores dos técnicos da Série A

Ramon Diaz (Botafogo) 317 mil – https://www.instagram.com/ramondiaz_dt
Emiliano Diaz (auxiliar Botafogo) 236 mil – https://www.instagram.com/emiliano34diaz/
Jorge Sampaoli (Atlético-MG) 165 mil
Abel Ferreira (Palmeiras) 113 mil
Sá Pinto (Vasco) 71,6 mil
Jair Ventura (Sport) 40,2 mil
Rodrigo Santanna (Coritiba) 38,6 mil
Marcelo Chamusca (Fortaleza) 28,5 mil
Fernando Diniz (São Paulo) 19,6 mil
Guto Ferreira (Ceará) 15,5 mil
Mano Menezes (Bahia) 14,6 mil
Marcelo Cabo (Atletico-go) 13,6 mil
Odair Hellman (Fluminense) 12,8 mil
Maurício Barbieri (Coritiba) 2,6 mil

Não tem perfil: Rogério Ceni (Flamengo), Vagner Mancini (Corinthians), Cuca (Santos), Renato Gaúcho (Grêmio), Abel Braga (Inter), Paulo Autuori (Athletico), Enderson Moreira (Goiás)

Fonte: O Globo Online

Comentários