O Botafogo entra em campo, nesta quarta (1/8), para enfrentar a equipe do Nacional-PAR, pela Copa Sul-Americana. A última lembrança que o torcedor do glorioso tem sobre um time Paraguaio, é boa, já que a equipe enfrentou o Olimpia, na fase de Pré-Libertadores, em 2017. e levou a melhor, se classificando para a fase de grupos, entretanto, os números do alvinegro, contra times paraguaios, são desfavoráveis.
Os números são equilibrados. Em 11 jogos, são cinco vitórias e seis derrotas. Contra o Nacional, adversário desta quarta, ocorreu apenas um jogo, em 1952, em Assunção, e o Bota bateu os paraguaios por 2×0. A última vez que o glorioso enfrentou um time paraguaio na Sul-Americana, acabou eliminado. Em 2009, o Botafogo enfrentou o Cerro Porteño e perdeu os dois jogos: No Paraguai por 2×1, e no Estádio Nilton Santos por 3×1 e acabou saindo da competição.
Porém, o último embate contra um time paraguaio, deu Botafogo. Em 2017, pela fase pré da libertadores, o Botafogo venceu o Olimpia no Nilton Santos por 1×0 e perdeu pelo mesmo placar no Defensores del Chaco (local do jogo de quarta). A decisão foi para as penalidades, e Gatito, com três defesas, classificou o alvinegro para a fase de grupos.
Atuando em Assunção, o Bota disputou sete jogos, com cinco derrotas e apenas duas vitórias.